História Infantil

Avental para contar histórias

O avental para contar histórias é um recurso lúdico muito interessante para o momento da leitura. Durante a contação de histórias para um grupo de crianças, o avental de histórias pode ser um aliado para atrair a atenção. Nesta publicação, veremos como fazer um avental de história infantil, como usa-lo durante o momento de leitura. E, para quem não tem tempo de fazer um, deixaremos dicas de onde comprar os aventais!

Como fazer um avental para contar histórias

Para fazer um avental de contar histórias, o primeiro que devemos fazer é elaborar o roteiro da história que será contada. Tenha em conta adequa-lo ao público alvo da atividade. Em outras palavras, se o avental vai servir para contar contos a crianças de 3 a 5 anos, a linguagem deve ser adequada para que possa capturar a atenção dos pequenos e a mensagem possa ser transmitida com eficiência.

A seguir, pense como será o avental. Para decidir que cores e que elementos compor o material, tenha em conta o ambiente da narrativa, as personagens, a situação… As cores e os tecidos escolhidos devem ser harmônicos a fim de atrair a curiosidade da criança.

Por exemplo, o avental de histórias, deve causar assombro na criança. A criança deve vivenciar a expectativa sobre que personagens sairão do bolso, em que momento, o que vai acontecer…

Se você tem um avental liso, tanto pode se aventurar comprando tintas de tecido e costurando bolsos, como pode contratar um(a) costureiro(a) que de forma à sua ideia. E, caso já saiba que história contar, mais abaixo, deixamos indicações de vários aventais com os contos clássicos e onde comprar.

Como usar o avental de histórias infantil

Se você é o contador de histórias, coloque o avental. Fique de pé ou sentado, segundo a necessidade. Se as crianças estão sentadas em suas carteiras, na sala de aula, melhor ficar de pé. Caso estejam todas sentadas no chão, você pode optar por contar a história de pé ou sentado.

Durante a contação, tenha bem clara a sequência narrativa e de aparição das personagens. Isso ajudará muito a que as crianças sintam a coesão e a harmonia. Use a entonação correta. Quando tire algum personagem do bolso, coloque uma entonação mais forte, para que os pequenos deem conta de sua aparição na narrativa.

E, quando terminar de contar, deixe que as crianças toquem o avental de histórias, que percebam a riqueza sensorial da narrativa.

Avental para contar histórias infantis clássicas

Deixamos, abaixo, algumas sugestões de avental de contos clássicos infantis e onde comprar.

Rapunzel

avental de historia rapunzel

Comprar >> Avental de histórias Rapunzel
Os três porquinhos

avental para contar historias tres porquinhos

Comprar >> Avental de histórias Os Três Porquinhos
João e Maria

historias no avental joao e maria

Comprar >> Avental de histórias João e Maria
Arca de Noé

avental para historias infantis arca de noe

Comprar >> Arca de Noé

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

Posts relacionados

Retrato de uma mãe lendo a seu filho

O livro das primeiras vezes

Como fazer e usar a caixa de sons Montessori

Como fomentar a autonomia em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *