Método MontessoriSER CRIANÇA

Bandeja de areia Montessori para aprender a escrever

Bandeja de areia Montessori

A pedagogia Montessori trabalha as distintas áreas de conhecimento de forma sensorial a fim de adaptar o processo de aprendizagem às necessidades da criança durante a primeira infância. Um dos materiais mais utilizados é a caixa ou bandeija de areia Montessori que serve para realizar distintas atividades e jogos de pré-escrita, preparando a criança para a posterior etapa de leitura e escritura.

A bandeja de areia Montessori tem como objetivo trabalhar a grafomotricidade, ou seja, a habilidade manual que implica a destreza e força na mão, nos dedos e no pulso. Além disso, trabalha a coordenação olho-mão, necessária para o processo de escritura.

Quando realizamos um trabalho com nossas crianças um interessante trabalho de desenvolvimento de suas habilidades grafomotoras, permitimo-lhes maior eficácia no processo de escrita, evitando, assim, problemas de fracasso escolar.

Devemos pensar que, primeiro, devemos trabalhar a base, guiando a criança para construir um caminho seguro. Se suas necessidades específicas são atendidas adequadamente, no momento de aprender a ler e a escrever, ela se sentirá preparada para esse passo evolutivo.

Mas, voltando à caixa de areia… através desse material, a criança aprende a realizar traços com o dedo, sem necessidade de pegar no lápis. Esse momento já chegará, mais adiante. Com o uso da caixa de areia, o cérebro infantil interioriza melhor o que está aprendendo, já que o faz de forma sensorial.

O que trabalhamos com a caixa de areia?

A bandeja de areia Montessori fomenta vários aspectos:

  • Coordenação motora fina
  • Pré-escrita
  • Coordenação olho-mão
  • Reconhecimento das formas
  • Concentração

Apresentação da caixa de areia sensorial

Para que a criança utilize a caixa de areia de maneira adequada, devemos fazer uma demonstração. Ou seja, primeiro realizamos a atividade enquanto ela observa.

Preparamos a caixa de areia e, diante da criança, ensinamos que se faz com ela. Por exemplo, desenhamos um traço simples, ou uma figura já conhecida pela criança. Traçamos com nosso dedo sua forma na areia. Depois de um par de segundos, alisamos a areia com a palma da mão e convidamos a criança a experimentar.

Qual o papel do adulto?

Nosso papel de adulto é de observador. Devemos estar atento a como utiliza o material, sem interromper a criança ou intervir. Ainda assim, em algumas situações, podemos atuar. Por exemplo, se a criança fica chateada, se utiliza o material de maneira inadequada ou se cria tensão ou conflito entre crianças.

Em qualquer dessas situações, resolva de forma amável e serena, sem gritos, discussão ou castigo.

Como fazer uma caixa de areia em casa?

Esse material montessori pode ser comprado em casas especializadas. Nesse caso, costumam ser produtos de muito boa qualidade. Logo, seu preço também será mais elevado.

Por outro lado, você também pode fazer uma caixa de areia Montessori em casa, utilizando materiais e produtos que garantam a realização adequada das tarefas. Veja como fazer no link abaixo:

>> Como fazer uma caixa de areia em casa? <<

Atividades com a caixa de areia Montessori

Na caixa de areia, a criança pode realizar desenhos, realizar traços grafomotores, encontrar imagens e cores escondidas no fundo, traçar as letras.

Por aqui, você encontra vai encontrar várias propostas de trabalho com a caixa de areia. Clique no link abaixo e descubra!

>> Atividades com a bandeja de areia Montessori <<

Posts relacionados

Como fazer uma bandeja de areia Montessori

A pedagogia Montessori e o número 3

Como fazer números de lixa Montessori DIY

Um ambiente que convida a brincar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *