Adedonha, stop, adedanha são alguns dos nomes de uma das brincadeiras mais populares e antigas do nosso país. Esse é um jogo divertido para dois ou mais participantes. É ideal para crianças a partir dos 7 anos. No entanto, saudosos de nossa infância, decidimos adaptar a brincadeira adedonha no papel para trabalhar a consciência fonológica com Laura. No lugar de palavras, desenhos. Isso mesmo que você leu. Bora brincar e se divertir em família?

Qual o objetivo da brincadeira adedonha com desenhos?

O objetivo da brincadeira adedonha é dar respostas por letra em suas categorias ou temas. Essa é uma forma de trabalhar o vocabulário e conhecimentos gerais sobre o tema. Entretanto, como a criança ainda não está preparada para escrever as palavras, em seu lugar, faremos desenhos. Sorteamos uma letra e, no lugar de dar uma resposta em palavra(s), vamos fazer desenho. Por exemplo, se sair a letra “C”, na categoria objetos, podemos desenhar um caderno, uma caneta ou um carro.

Para que idade é recomendada?

O adedonha no papel com desenhos está destinado a crianças de 3 a 6 anos que ainda não sabem escrever. Logo, ideal para meninos e meninos da Educação Infantil.

Podemos brincar em casa, em família (por aqui amamos) ou na escola, em grupos de 4 crianças.

Como se brinca de adedonha com desenhos? Quais as regras do jogo?

As regras do adedonha com desenhos é a mesma do jogo tradicional. No nosso blog, há uma publicação explicando todas as regras da brincadeira stop. Clique no link abaixo para acessar e refrescar a memória:

Brincadeira STOP ou Adedanha – O que é e quais as regras?

O que colocar na lista de categorias ou temas?

Como o jogo é destinado a crianças de 3 a 6 anos, o número de categorias ou temas é reduzido. Devem ser mais gerais, já que o que se pretende aqui não é ser o mais ágil, mas sim, trabalhar a consciência fonológica.

Sugerimos quatro categorias a serem colocadas no papel:

  • Nome de pessoa
  • Coisas ou objetos
  • Alimentos (frutas, legumes, verduras, bebidas…)
  • Animais

Por exemplo, tirei foto de uma das páginas da brincadeira adedonha que fizemos em casa:

brincadeira adedonha no papel com desenhosComo vocês podem ver, a tabela e simples e quatro categorias é o suficiente, pois deixa o espaço adequado para o desenho.

Depois de sortear a letra, a criança a escreve ao lado da linha onde fará os desenhos. Veja como em “Nome de pessoas”, que Laura desenhou as pessoas que conhece que começavam com a letra sorteada. E, quando sabia escrever, o fez.

Foi uma atividade de linguagem sensacional. Uma excelente opção para trabalhar consciência fonológica com a criança de uma forma divertida e agradável.

Brincadeira adedonha no papel para imprimir

Deixo aqui, alguns formatos para imprimir e brincar com as crianças. Se quiser, pode traçar a tabela no papel, diretamente.

Brincadeiras infantis

Nesta seção, você encontra muitos jogos e brincadeiras infantis antigas, atuais, recreativas, folclóricas, de rua e de roda. E muito mais. São momentos de diversão para as crianças, mas também para os adultos. Visite o link abaixo

Author

Deixe Uma Resposta