AtividadesAtividades de Coordenação MotoraAtividades SensoriaisBrincadeiras

Brincadeiras e atividades para bebês de 8 meses

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses

Recebi uma mensagem de uma mãe pedindo ideias de brincadeiras e atividades para bebês de 8 meses. Antes mesmo de sugerir algumas ideias que ajudem a estimular o bebê que está em seu oitavo mês de vida, parece-nos interessante dar algumas pinceladas sobre o seu crescimento e o desenvolvimento. Afinal, o que faz um bebê de 8 meses?

Como é o desenvolvimento de um bebê de 8 meses?

Aos 8 meses, o bebê entende que é uma pessoa diferente de sua mamãe. Então é normal que se sinta inseguro quando se afasta dela, o que os especialistas definem como “ansiedade pela separação”.

Nessa fase, o bebê gosta de tocar tudo o que vê e experimentar as diferentes sensações táteis. Já está desenvolvendo a pega dos objetos pequenos, graças à pinça dos dedos polegar e indicador.

Também é capaz de entender melhor o que você lhe diz. Começa a entender a partir da observação de suas expressões faciais e seu tom de voz.

Brincadeiras e atividades para bebês de 8 meses

Tendo em conta o desenvolvimento do bebê de 8 meses, essas são nossas dicas de brincadeiras e atividades que o estimulam positivamente:

Brincar de esconder coisas ou a cara com o pano

Você pode brincar de esconder o rosto e depois mostra-lo. Isso ajuda a que entenda que as coisas aparecem e voltam a aparecer. É muito importante para que aprenda a controlar a “ansiedade pela separação”.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 01

Outras possibilidades seriam esconder-se detrás de uma pessoa e aparecer ou esconder um bichinho de pelúcia detrás de você e fazê-lo aparecer. Para trabalhar a linguagem, sempre pergunte ao bebê: “Onde está…?”. Essa é uma forma de que conheça novas palavras e as incorpore a seu vocabulário, ainda que não saiba pronunciá-las.

Buscar objetos

Deixe um objeto a certa distância e peça para a criança pega-lo. Nessa idade, os bebês já se movem, seja rastejando ou engatinhando. Logo, essa é uma forma de estimular seu desenvolvimento motor.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 09

No nosso caso, ela corria atrás da nossa gata mesmo. Quem tem animais e bebê em casa entende bem!

Garrafas sensoriais

A essa idade, o bebê é capaz de se concentrar sobre um objeto durante alguns minutos, girando-o entre suas mãos, chupando-o ou jogando no chão. As garrafas sensoriais podem ser uma boa dica de brincadeira.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 04

Cesto dos tesouros

Excelente proposta de trabalho sensorial com os bebês. O cesto dos tesouros permite que conheçam sempre novos objetos que fazem parte do entorno familiar, reconhecendo, através do tato suas formas e texturas.

Bandejas sensoriais

Você pode sempre utilizar os diferentes tipos de alimentos ou objetos que tem em casa para criar bandejas sensoriais. Por exemplo, gelatina, gelo, farinha, macarrão… Enfim, o bebê de 8 meses quer tocar e experimentar tudo.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 05

Então, não se preocupe em comprar brinquedos, tudo o que tiver em casa, desde que seguro torna-se um grande estímulo para o bebê.

Brincar ao ar livre

A qualquer idade. Estar em contato com a natureza, pisar na terra ou na grama, tomar sol, tomar banho no mar… Não há dúvidas de que a natureza é o entorno mais rico em experiências sensoriais.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 02

Sabemos que muitos pais tem medo por ver perigo em tudo. Tente se colocar no lugar de seu bebê super curioso e desejoso de experimentar as coisas do mundo. Não deixe que seu medo se torne um motivo para impedi-lo viver todas essas experiências. Sempre podemos nos certificar de que está em um lugar adequado e sem perigo. Além disso, estamos a seu lado e acompanhando-o em seu processo de explorar o mundo.

Brincar com tecidos com texturas distintas

Como já mencionado, o bebê está preocupado em pegar os objetos. Então, experimentar texturas é uma das suas brincadeiras preferidas. Você pode oferecer retalhos de tecidos com diferentes texturas e deixar que experimente à vontade.

Pintura

A partir dos 6 meses o bebê já pode pintar. Há, no mercado, pinturas atóxicas para bebês. Nesse período, o pequeno usa os dedos para pintar. Ele não tem desenvolvido o “nojo”, então, não se preocupará se está se sujando ou não. A preocupação é inteiramente do adulto. O bebê está experimentando.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 08

Forre um papel grande no chão e dê-lhe tintas para pintar. Deixe que experimente à vontade. Essa é uma boa opção para o verão, nos dias quentes, quando pode estar apenas com a fralda e você não terá que se importar se se suja ou não. Caso tenha algum receio quanto ao uso de tintas atóxicas, há também pinturas caseiras feitas com alimentos e comestíveis.

Música

Aos 8 meses, o bebê brinca com sua própria voz e adquire a capacidade de repetir os sons. Para estimula-lo repita os sons que produz. Também dica sílabas repetidas para que integre seus sons: “pa-pa”, “ba-ba”.

Através da música também podemos estimular a sua audição. Cantar canções, melodias simples com versos rimados, músicas com coreografia são alguns dos exercícios que podem ajudar a estimular o bebê.

Empilhar peças de jogos de construção

Será difícil que consiga empilhar mais que dois blocos, mas aprenderá a manipular bem as peças e realizar movimentos mais precisos. Além disso, se divertirá tocando uma peça na oura e jogando-as ao chão.

Ler livros

Os livros devem estar ao alcance do bebê desde seus primeiros meses. No mercado, há vários livros sensoriais que são super interessantes para essa etapa. Com certeza esta é uma das brincadeiras e atividades para bebês de 8 meses que deveria estar presente todos os dias.

brincadeiras e atividades para bebes de 8 meses 10

Brincadeiras infantis

Brincadeiras para uma infância rica e feliz. Isso é o que você encontra nesta seção repleta de ideias de brincadeiras para fazer sozinho, em família, com amigos. Dicas de jogos legais para fazer em casa, na rua, na escola. Modos distintos de brincar: com bola, de roda, com corda… Enfim, um universo rico de coisas bonitas que podemos fazer no dia a dia com as crianças.

Posts relacionados

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

10 Atividades para o Dia do bombeiro

Móbile Gobbi Montessori para bebês

5 atividades para o desenvolvimento da linguagem do bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *