Educação EmocionalHistória InfantilLivros infantis

Casa dos sentimentos e emoções – livro infantil

casa dos sentimentos e emocoes nana toledo

Casa dos sentimentos e emoções é uma série de livros escritos por Nana Toledo e ilustrado por Boris. Trata-se de uma narrativas com histórias contadas por meninos e meninas o que sentem em situações do dia a dia. Dessa forma, relatam em que ocasiões sentem medo, tristeza, alegria, amor e outros sentimentos.

Eu não tenho nenhum livro da coleção em casa. Mas tive oportunidade de ler alguns dos exemplares. E, minha opinião sincera, é que não compensa muito a compra se você optou pela criação com apego e respeitosa.

Prós e contras da coleção Casa dos Sentimentos

É certo que a linguagem é clara e vem repleta de situações que mostram à criança quando o medo aparece. E isso é importante para a criança identificar o que sente. Também mostra que os próprios adultos tem medo de alguma coisa. Logo é uma emoção inerente ao ser humano.

No meu ver, o que falta é a falta de propostas de soluções respeitosas para a criança aprender a lidar com o medo. Por exemplo, no trecho do texto “O Danado do Medo”:

Confesso que ainda tenho alguns medos.

Um deles é o de ir do quarto ao banheiro, no meio da noite. Quando a bexiga aperta, sou obrigado a levantar e criar coragem, então, digo a mim mesmo para não ter tão medroso, pois pior que isso é levar uma bronca por molhar a cama.

Meu último medo a superar é o de ir ao dentista. Só de pensar me dá um frio na barriga, mas quando chego lá e o doutor diz que meus dentes estão bonitos, eu já fico aliviado.

Tentarei ser breve na minha observação no trecho acima. Quando narra o medo de ir ao banheiro de madrugada, a solução proposta pela autora é vencer o medo por o medo maior a outra situação (levar uma bronca por molhar a cama). Em uma educação respeitosa e com amor, soluções possíveis para o medo poderiam ser: chamar a mãe para acompanha-lo ou conversar com os pais para que tenha mais confiança, pedir que fique a luz do corredor acesa…

No que diz respeito à ida ao dentista, esse é um medo comum entre as crianças, pois não sabe o que esperar. A autora sugere como solução, não ter medo porque no consultório não passa nada. O médico acaba por elogiar os dentes bonitos da criança. O problema é o elogio não é uma solução para vencer o medo. Eu mesma tinha medo de ir ao dentista porque meu pai dizia que nunca ia passar nada e, de repente, era surpreendida com uma anestesia, com um tratamento, com ter que arrancar um dente… De maneira respeitosa, os pais podem conversar com a criança e dizer-lhe o que, de fato, vai acontecer. Antecipar é o melhor que se pode fazer a uma criança. E mostrar seu apoio, claro.

Link dos livros da coleção de livros infantis Casa dos Sentimentos

Independente das minhas observações, cabe aos pais definir a melhor leitura para seu filho. E isso, claro, encontra respaldo no tipo de criação que foi escolhida para educar as crianças.

Deixo os links do livro para compra no Amazon!

Casa dos sentimentos

Quero ser gentil

O danado do medo

Cheio de amor

Bateu a saudade

Quando fico triste

Fiquei zangada

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Monstro das Cores feito com papelão

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos?

Meu primeiro livro infantil encadernado

Livros infantis sobre emoções para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *