Criação com ApegoSER PAIS

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

O contato pele a pele imediato e ininterrupto com seu bebê depois do nascimento é muito importante, posto que, além de favorecer o início do aleitamento materno, a adaptação de seu bebê à vida extra-uterina e ser muito prazeroso, os ajudará a estabelecer o vínculo que os unirá o resto de suas vidas. Esse contato pele a pele pode durar até que se complete a primeira mamada e seu bebê o deseje.

Imediatamente depois do nascimento, um bebê sadio deveria ser colocado de barriga para baixo e com a cabeça ladeada sobre o abdômen e peito da mãe em contato pele a pele. As importantes mudanças que se produzem no organismo do recém-nascido para se adaptar à vida extra-uterina (início da respiração, mudanças na circulação sanguínea, regulação da temperatura corporal, adaptação à gravidade, etc.), vão desenvolver melhor e com menor estresse em estreito contato pele a pele com você. Esse período de adaptação deve ser supervisado sempre por profissionais e pela pessoa que a acompanhe, que deverá observar e saber como advertir de qualquer anormalidade.

O bebê em contato pele a pele verá estimulados seus reflexos e, assim que estiver descansado, buscará o bico do peito e se agarrará, espontaneamente, ao peito. Se não o conseguisse por si mesmo na primeira hora, solicite ajuda aos profissionais que o atendem.

Se seu bebê nasceu de cesariana e ambos se encontram bem, também podem praticar o contato pele a pele. Os profissionais de saúde que a atendem podem ajuda-la a colocar o bebê. Os cuidados necessários podem se realizar, tal como após o parto vaginal, enquanto seu bebê está sobre seu peito.

* Visto em GuiaSalud.es

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Cama compartilhada é seguro e beneficia a amamentação

Meu bebê está fazendo o peito de chupeta

Posições para amamentar

É muito grande para mamar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *