Atividades montessorianasEducação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Ensine seu filho a fazer tudo sozinho sem a sua ajuda

ensine seu filho a fazer sozinho

Um dos princípios básicos da filosofia Montessori é ensine seu filho a fazer tudo sozinho. Em realidade, isso representa a essência do sistema Montessori. Acredita-se que toda criança tem capacidade e desenvolve habilidades suficientes para conseguir alcançar por si só seus objetivos em cada fase de sua vida.

Nós, seus pais, devemos atuar como seus guias de nossos filhos, seguindo-os e motivando-os a percorrer novos caminhos. No entanto, devemos sempre respeitar seu próprio ritmo. Ao fazê-lo, nós os preparamos para buscar soluções para os problemas por si só, atuando como sujeitos autônomos e independentes.

Não antecipemos fases de nossos filhos

Segundo Montessori, o processo de educar significa acompanhar o desenvolvimento natural da criança, não antecipando etapas. Simplesmente, devemos deixar que ela aprenda a fazer sozinho. Daí, por exemplo, que, desde que nasce a criança, os pais pensem na criação de um quarto montessoriano. Esse ambiente seguro é um espaço ideal para que os bebês se movimentem. À sua disposição estão elementos que nutrirão sua curiosidade.

Muitas vezes acabamos superprotegendo nossos filhos e não entendemos que eles podem aprender muito da vida através do erro e das tentativas. O problema é que, na ânsia de ser os melhores pais, não permitimos que eles cometam erros que para nós parece tão óbvio. Isso acaba por frustrar seu processo de auto-aprendizado sobre a vida.

Como pais podemos ajudar a que nossos filhos sejam autônomos e responsáveis quando, desde cedo, os incluímos nas atividades da vida diária da família. Depois da fase bebê, as crianças devem ser motivadas para realizar tarefas sozinhas, segundo sua fase de crescimento. Isso contribui a melhorar suas habilidades e capacidades.

Tabela Montessori de atividades para crianças

Para isso, Maria Montessori propôs uma tabela de tarefas segundo a idade de cada crianças. Essas tarefas, em sua maioria domésticas, ajudam as crianças a desenvolver sua coordenação motora e sua experiência sensorial. Além disso se sentem úteis e importantes, parte incluída na família.

Ao respeitar as tarefas por idade, nós pais permitimos que as crianças adquiram certas habilidades antes de passar para a próxima etapa. Isso é algo lógico. Não dá pra ficar recolhendo brinquedos espalhados pela casa e, quando a criança ter 7 anos, dizer-lhe que está cansada de fazer por ela e a partir de agora ela que o faça. O mais normal, nessa situação, é que a criança não cumpra. E o pai ou a mãe, chateados, apelem para a ameaça ou o castigo para que ela lhes obedeça.

Por isso, é importante que nós pais desde a pequena idade, de uma maneira divertida e harmoniosa, busquemos ensinar nossos filhos a realizar tarefas básicas e, pouco a pouco, ir aumentando suas responsabilidades.

O ideal é que estejamos sempre dispostos a oferecer tempo de qualidade a nossos filhos e que, nesse momento, possamos realizar com eles distintas atividades lúdicas e exercícios que permitam desenvolver neles capacidades que possa aplicar à sua vida cotidiana.

Veja abaixo a tabela de tarefas Montessori:

tabela de tarefas montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividades de Páscoa divertidas inspiradas em Montessori

Escrever o nome próprio com massinha

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

Pintura com os dedos para bebês a partir dos 6 meses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *