Muitas vezes, pais e professores, buscamos criar atividades simples mas esteticamente bonitas. Estamos em busca de propostas que favoreçam o desenvolvimento das diferentes habilidades. No entanto, esquecemo-nos que há coisas bem simples que permitem à criança. Um recurso bem legal que trazemos aqui é fazer minilivros. Recorte, colagem, escrita e contação de histórias. Uma atividade de linguagem bem completa que favorece o interesse pela leitura e a escrita.

O que são os minilivros?

Os minilivros são livros pequenos confeccionados pela própria criança para que desenhe ou escreva o que desejar. Basicamente utiliza papel, cola e tesoura. Para as ilustrações e textos, canetinhas e lápis de cor. Todo o demais surge impulsionado pela criatividade.

Qual o objetivo desta atividade?

Fazer minilivros é uma atividade enriquecedora para as crianças da Educação Infantil. Estimula o interesse pelo objeto-livro e pela leitura. Além disso, é uma proposta única para desenvolver a concentração e a coordenação motora fina.

Como ensinar as crianças a fazer minilivros?

Em nossa casa temos uma pequena que não para de fazer minilivros. Já havíamos feito alguma atividade para brincar de fazer livros. No entanto, não havíamos trabalhado com minilivros, mas, intuitivamente, chegou à fórmula.

Meu primeiro livro infantil encadernado

Folha e tesoura. Laura recorta uma folha em tamanhos pequenos. Quase todos do mesmo tamanho.

fazer minilivros

A seguir, desenha, escreve, pinta. Faz toda a produção de arte.

Com a cola, une as páginas. Para isso, passa cola em apenas uma das laterais da página.

atividade para desenhar fazer minilivros

Por fim, cria a capa. Se você lê sempre para a criança, é normal que leia a capa e contracapa. Logo, já sabe que é uma parte importante do livro já que o apresenta.

atividade de linguagem fazer minilivros

Laura está apaixonada por coelhos. Quase sempre suas capas são com orelhas de coelho e vem com seu nome assinado.

atividade de escrita fazer minilivros

Então, gostaram da dica?!

Author

Deixe Uma Resposta