AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoHistória Infantil

Ficha de leitura: o que é, objetivos e como fazer uma

ficha de leitura

Há bastante tempo tenho dado voltas sobre a importância da ficha de leitura para a criança. Será que é efetivo para a criança a reprodução das fichas de leitura para aprender a ler ou para entender o conteúdo de um livro. 

O que é uma ficha de leitura?

Uma ficha de leitura é uma das atividades praticadas no sistema escolar retrógrado. A criança deve preencher uma ficha com dados biográficos do livro lido, bem como aspecto e resumo do texto. 

Essa é uma atividade que, a meu ver, já não deveria ser uma prática nas nossas escolas. Por quê? Simplesmente, porque nada mais é do que uma forma de controle da leitura que o aluno faça e que pouco lhe acrescenta. 

Quais os objetivos de uma ficha de leitura?

Avançamos um pouco mais. Quais são os objetivos de preencher uma ficha de leitura? Em tese, o que se busca é:

  • Desenvolver o hábito de leitura
  • Despertar o gosto pela leitura
  • Desenvolver a criatividade
  • Melhorar a expressão escrita
  • Formar o pequeno leitor

Vejamos, desses objetivos mencionados, o único que pode ser aproveitável é a melhora da expressão escrita que, perfeitamente, pode ser alcançada de tantas outras maneiras. 

A ficha de leitura não desenvolve o hábito de leitura. O que desperta o hábito de leitura é o acesso continuado aos livros. Se em casa não há livros e a escola apenas lhe oferta a possibilidade de ler livros uma vez à semana, dificilmente, os livros farão parte do cotidiano da criança a médio e a largo prazo.

Não desperta o gosto pela leitura. Pois claro que não! Preencher uma ficha de leitura não fará a<criança gostar de ler. O mais provável é que o efeito seja o contrário. Imagina, ter que preencher essa ficha chata. Sempre o mesmo. Cada vez mais ler se torna uma atividade pesada e chata.

Como uma ficha de leitura pode desenvolver a criatividade? Se alguém souber como, me informa. Vejo impossível. A ficha não é um convite a recriar a história, mas apenas a resumi-la.

Formar o pequeno leitor a partir do preenchimento de fichas é uma pretensão pouco ambiciosa por parte do sistema educativo de ensino. Há muitas outras possibilidades interessantes e eficazes de formar o pequeno leitor.

Como se faz uma ficha de leitura?

Simplesmente não faça uma ficha de leitura. Tenha o hábito de ler em casa para as crianças. Na escola, também, desenvolva o espaço de leitura semanal, um lugar onde os alunos se sentem no chão e escutem a leitura de um texto. 

Quando for ler o livro, tenha em conta, mostrar às crianças a capa. Nela, destacar: nome do autor, ilustrador, editora… Se você o faz cada vez que lê um livro, nossos meninos e meninas já sabem onde estão essas informações e a leem com naturalidade. 

Após a leitura, converse com a(s) criança(s). Elabore perguntas interessantes que despertem a curiosidade. Certamente, está bem perguntar quais são os personagens, onde ocorre a narrativa, quando… Enfim, contextualizar a narrativa. No entanto, podemos expandir a leitura: tal personagem agiu corretamente? O que você faria se passasse isso com você? O que sentiu a personagem quando isso ocorreu?

Dessa forma, estamos buscando criar leitores críticos, capazes de perceber detalhes da história quando essa é transposta para seu pequeno mundo. 

Então, para fazer uma ficha de leitura, o melhor é ter em conta o momento da leitura, seguindo a estrutura abaixo:

  • Leitura da capa: título, autor, ilustrador.
  • Ler a ilustração e, a partir dela, perguntar sobre o que poderia tratar o texto.
  • Ler o texto do livro, destacando as ilustrações.
  • Ao final, fazer perguntas para a interpretação do texto. 
  • Fazer perguntas que levem à reflexão do texto. 
  • Propor alguma atividade para brincar com a narrativa. 

Tenha em conta que a ficha de leitura deve ser um recurso para você, não uma forma de controlar o que a criança lê.

Se você quer formar um pequeno leitor, busque criar propostas interessantes que motivem a busca por novas leituras. Ao fazer o trabalho contínuo de leitura dirigida, será a própria criança a ler os livros desde uma perspectiva mais curiosa e atenta. O gosto pela leitura fluirá, sem que você precisa controlar o que leu ou não. 

Na nossa web, há uma variedade de atividades para que as crianças possam fazer a partir de leitura de livros. Dê uma olhada na categoria História Infantil.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de vogais para crianças da Educação Infantil no geoplano

Escrever as letras com o corpo

Letra B para imprimir e colorir

Moldes da Letra C para imprimir

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *