Atividades sobre EmoçõesBrinquedos e JogosEducação Emocional

Jogo Monstro das Cores para brincar com as emoções

jogo monstro das cores 01

Como vocês sabem, Laura é fã do Monstro das Cores. É nosso livro de cabeceira por excelência. É, sem dúvidas, o melhor conto infantil sobre as emoções. De uma forma simples, a autora Anna Llenas mostra a criança como diferenciar as emoções básicas. Gentilmente, a Devir enviou para Laura o Jogo Monstro das Cores. E é sobre ele que dedico esta publicação.

Começo por dizer que, se você está pensando em como trabalhar as emoções com as crianças de uma forma lúdica, não pense duas vezes: o jogo Monstro das Cores é, sem dúvidas, o melhor. Por quê? Bom, vou explicar-lhe melhor.

O jogo O Monstro das Cores

Para quem já curte o livro como nós, vê como o Monstro das Cores, pouco a pouco, aprende a distinguir suas emoções, tendo em conta como se sente diante de cada situação. O jogo coloca a criança no lugar do Monstro e lhe permite expressar o que sente.

jogo monstro das cores 02

Como você vê na foto, o jogo possui um tabuleiro, cinco fichas das emoções (alegria, tristeza, medo, raiva e calma), um dado e duas peças (o Monstro das Cores e a menina). O jogo tem umas regras claras e fáceis de seguir. O jogador a mover o monstro ou a menina, seleciona uma das casas das emoções, segundo as indicações do dado. Por exemplo, se o monstro está na casa da calma, o jogador deve dizer o que o faz se sentir calmo e tranquilo. Nossa, vocês não fazem ideia o quanto esse jogo é importante em nossa casa para entender o que passa com Laura.

Houve vezes de a pequena da casa não se comportar adequadamente no parque. Fosse porque não queria emprestar algo seu ou porque algum amiguinho lhe bateu. Chegávamos a casa e a convidávamos a jogar. Bastava perguntar-lhe: “O que fez você se sentir triste hoje?”. Ela começava a falar e contar tudo o que sentia naquele momento. Para nós pais é um auxílio para uma criação pautada no respeito, no apego e no amor, sem palmadas ou castigos.

jogo monstro das cores 03

Muitas vezes falamos sobre trabalhar a Educação Emocional com as crianças. Muitas vezes, é mais fácil falar sobre do que escutar o que a criança tem a nos dizer. Igualmente, para a criança é mais fácil se comunicar através do brincar, do que quando você simplesmente pergunta: “O que está sentindo?”.

O jogo Monstro das Cores é um convite a fortalecer o vínculo entre pais e filhos, entre irmãos ou entre amigos. Só com isso já devia ter lhe convencido de que é um jogo que todos deveriam ter em casa, não é mesmo?

jogo monstro das cores 04

Acrescento que esse é um jogo cooperativo, ou seja, ninguém ganha, ninguém perde. Não há competição. É um jogo em que todos cooperam para ajudar o monstro a reconhecer suas emoções. E isso é maravilhoso! Para crianças muito pequenas, não está bem fomentar a competição. Já terão muito tempo para entrar no cruel mundo do capitalismo selvagem. Podemos contribuir para que sejam adultos com empatia, quando fomentamos jogos que sejam cooperativos, jogos que permitam trabalhar em união e em consonância uns com os outros.

jogo monstro das cores 05

Onde comprar?

Enfim, é um jogo 100% recomendável. Deixo aqui para vocês o link de compra, para quem desejar ter essa maravilha em casa.

Ah, talvez você se pergunte, preciso ler o livro para jogar o jogo. Um não depende do outro. Mas não tem como ter um sem o outro. O livro O Monstro das Cores é apaixonante e sempre útil para qualquer momento do dia. O jogo é um excelente veículo de comunicação entre você e seu filho.

Deixo também uma publicação com um conjunto de atividades sobre o Monstro das Cores para fazer em casa.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Monstro das Cores feito com papelão

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos?

Livros infantis sobre emoções para crianças

Casa dos sentimentos e emoções - livro infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *