Por fim consigo dedicar um tempinho para escrever sobre a importância da atividade de jardinagem para as crianças que a praticam, bem como apresentar um kit de jardinagem infantil para aprender sobre o ciclo de vida da flor, neste caso, um girassol.

As crianças nascem conectadas com a natureza. Assombram-se com tudo o que vê e estar em um mundo natural lhe da pistas importantes para conhecer o mundo que o rodeia. A jardinagem é uma atividade recreativa que permite à criança estar em contato com a natureza em casa, observando o ciclo da planta. Para isso, apenas é necessário que conte com um kit de jardinagem ou que tenha plantas às disposição no jardim ou na varanda de casa.

Kit de jardinagem infantil

Minha sobrinha ganhou um kit de jardinagem da marca Wood Toys – Brinquedos Educativos. De fato, um verdadeiro achado. Como passavam o verão juntos, Laura pode participar de todo o processo de plantio da semente de girassol. Também pode acompanhar o processo de germinação e crescimento da planta.

kit jardinagem infantil

O kit para jardinagem contem:

  • 1 jardineira de madeira
  • 1 vaso com base
  • 1 pacote com sementes de girassol
  • 1 placa para identificar a planta
  • 1 pacote de terra vegetal
  • 1 pacote de cascalho para evitar o acúmulo de água no fundo da base

O produto traz um passo a passo muito fácil de seguir. Basicamente, para preparar a semente para a germinação, era preciso seguir os passos abaixo:

  1. Retirar a terra do saquinho e colocar a metade dela no vasinho.
  2. Espalhar algumas sementes pela jardineira, deixando um espaço de um dedo entre elas.
  3. Acrescentar o restante da terra, cobrindo as sementinhas.
  4. Utilizar as pedrinhas coloridas para enfeitar a jardineira.
  5. Com uma caneta permanente, escrever o nome da flor/planta a ser germinada.
  6. Com um pequeno copo de água, regue o vasinho todos os dias.
  7. Deixe a jardineira próxima à exposição da luz solar.

Não precisa nem descrever a alegria das crianças plantando e acompanhando todo o processo de germinação. Todo esse processo é muito útil para desenvolver uma série de habilidades nas crianças. Conto-lhe, abaixo, algumas delas.

kit de jardinagem infantil

kit infantil de jardinagem

Benefícios da jardinagem para as crianças

Para que você compreenda a importância da atividade de jardinagem para as crianças, elencamos alguns de seus maiores benefícios:

  • Fomenta o respeito à natureza, o cuidado e a empatia com o outro ser.
  • Educa a paciência, já que é preciso aprender a esperar para que as sementes germinem. Além disso, reduz o estresse e a ansiedade, permitindo a criança a estar em equilíbrio e calma para esperar a germinação da sementinha.
  • Fomenta a responsabilidade, pois se trata de uma atividade que requer o cuidado diário com um ser vivo. Dessa forma, trabalha valores como dedicação e constância, algo muito importante para conseguir alcançar os objetivos em nossa vida.
  • Desenvolve o aumento de uma autoestima saudável. A criança se sente capaz de realizar a tarefa e de cuidar de outro ser. Logo, produz satisfação pessoal pelo trabalho feito.
  • Educa a tolerância à frustração. A criança pode desejar que se germine de um momento a outro e, dando-se conta de que não é assim, pode se frustrar. Saber esperar e acompanhar o processo desde a calma, ajudará a desenvolver recursos para lidar melhor com a frustração.
  • Amplia o vocabulário, já que aprende nomes de plantas e flores. Essa é, também, uma forma de desenvolver o interesse sobre conceitos específicos de botânica, tais como espécies de plantas, insetos que as polinizam, ciclo de vida das plantas…

kit jardinagem para crianca

Espero que tenham gostado dessa maravilhosa proposta de atividade de botânica. No nosso blog, há um post com indicações de materiais e brinquedos de jardinagem para crianças!

Author

Deixe Uma Resposta