Menina bonita do laço de fita natural, qual é seu segredo para ser tão criativa? Perguntava outro dia à nossa pequena menina. E, a mim mesma sempre me pergunto em que momento o homem decidiu dar as costas à mãe natureza. Nela encontramos tudo o que necessitamos. É o lugar onde podemos nos reencontrar. Faz-se urgente reconectar-nos com a natureza. E mais, esforçarmos por não deixar que a criança perca esse vinculo de conexão com o meio ambiente.

Mamãe, olhe o que achei! Pode fazer um laço de fita para mim e amarrar meu cabelo?” Perguntou-me com voz doce a pequena Laura. Sorri, girei-a de costas para mim, peguei aquele pedaço de planta que havia trazido e o transformei em um bonito laço de fita.

Menina bonita do laço de fita natural, qual é seu segredo para ser tão criativa? A pequena sorriu contente e foi seguir brincando e explorando o entorno.

Menina bonita do laço de fita natural

A natureza oferece todos os recursos e ferramentas necessárias à criatividade da criança. A menina bonita do laço de fita natural, uma clara alusão ao famoso livro infantil de Ana Maria Machado que tanto lemos em casa, nos mostra como a natureza está aqui e agora. Está presente em nossas vidas e apenas devemos voltar a olhar para ela com os olhos curiosos da criança.

menina bonita do laco de fita natural 02

A maioria de nós está tão desconectada da natureza que apenas a conseguem reconhecer uma bonita paisagem como pano de fundo para fotos. “Não toque nas plantas! Vai sujar o pé com o barro! Não suba na árvore que vai cair! Cuidado com a pedra que vai machucar!” E por aí vai!

No lugar de reconhecermos a natureza como um lugar de equilíbrio onde tudo está em seu lugar e em harmonia, tendemos a vê-la com olhos cheios de medo. Uma paisagem que deveria ser um grande centro de exploração, acabamos por transforma-la em um cenário perigoso para a criança.

Coloquemo-nos no nível de nossos filhos. Deixemo-nos inundar com o olhar de curiosidade. Exploremos o entorno natural sem pressa, sem medo, sem desconfiança.

Deixemos que o ordinário se transforme em algo extraordinário!

Author

Deixe Uma Resposta