Brinquedos de madeiraBrinquedos e JogosMétodo MontessoriPedagogia Waldorf

Mesa sensorial fácil de fazer – DIY

mesa sensorial facil de fazer 01

Hoje trago para vocês um DIY muito fácil. Trata-se da mesa sensorial, um recurso muito útil para que a criança possa trabalhar e explorar o mundo quando está em locais fechados. Em casa temos uma mesa sensorial da IKEA. É muito interessante porque é uma mesa normal de trabalho, mas, ao mesmo tempo, há duas tampas que podem ser abertas. Em seu interior, duas bandejas para atividades de exploração. Por exemplo, criação de minimundos, experiências de ciências, brincadeiras com massinha…

mesa sensorial facil de fazer 00

Muita gente relaciona a mesa sensorial ao método Montessori. Arriscaria afirmar que há uma relação mais intrínseca com a pedagogia Waldorf, já que uma das suas grandes finalidades é a criação de minimundos. Obviamente, se relaciona a Montessori porque, dependendo da idade, a criança acaba transformando o minimundo em um emaranhado de coisas para transferir de um lugar a outro. Recorde que a transferência de sólidos e de líquidos é uma das propostas de atividades de vida prática Montessori.

mesa sensorial facil de fazer 04

mesa sensorial facil de fazer 03

mesa sensorial facil de fazer 05

Bom, voltando um pouco ao foco desta publicação, a mesa sensorial pode lhe custar um bom dinheiro, caso decida mandar fazer uma ou comprar uma de madeira. Caso contrário, vi uma opção muito boa, bonita e barata que temos na varanda de casa. Você pode estar se perguntando: “Nossa, mas pra que duas mesas sensoriais?“.

Bom, o ideal da mesa sensorial é que esteja em um espaço ao ar livre. Isso porque não limita o uso de materiais. Tenha em conta que uma criança de 1 ano a 4 anos explora o mundo de uma maneira menos organizada. Por exemplo, se você disponibiliza areia, o mais normal nessas idades é que a areia vá para o chão. Ou, como nas imagens desta publicação, Laura derrame um litro de água na areia e molhe tudo.

mesa sensorial facil de fazer 02

Onde vivemos sofremos muito com a umidade e, na varanda, qualquer coisa de madeira estraga em pouquíssimo tempo. A opção que encontramos foi transformar um caixote em uma mesa sensorial. Fácil não é?!

Não precisa nem muita explicação. Chegou-nos, por acaso, esse caixote à casa. Tínhamos duas bandejas que encaixavam, quase à perfeição, na caixa. Pronto! Aí está. Essa é uma mesa sensorial ou caixa sensorial que cumpre os mesmos requisitos da outra e, com a vantagem de que não nos custou nada.

mesa sensorial facil de fazer 06

Então, se encontrar um caixote por aí, não deixe de levar para casa. Tome as medidas, busque uma bandeja com profundidade de uns 10 cm que encaixe adequadamente. Isso significa que proporcione, ao menos, estabilidade. Uma vez pronta, proporcione à criança elementos de jogos para que possa brincar do que desejar.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Atividades primavera para Educação Infantil

Fazer arranjo de flores como atividade montessoriana

Música das vogais para Educação Infantil

Atividade de leitura e escrita criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *