Mais uma atividade que vai direto para nosso Armazém de Ideias. Trata-se do monstro das emoções feito com rolo de papel higiênico. Ideal para trabalhar as emoções com as crianças, permitindo-lhes reconhecer e expressar melhor o que sentem.

A ideia foi publicada no site Glòria Fort. Supõe que você deve pagar para imprimir o desenho do monstro e encapar o papel higiênico. É verdade que fica super lindinho assim, maaas… nós incentivamos a reciclagem em casa. Então, passe o tempo junto com seu filho e confeccione juntos o monstro das emoções. Além de autêntico e original, é uma bela oportunidade de a criança fazer uma manualidade super legal e interessante.

Monstro das emoções fácil de fazer

O monstro das emoções é uma ferramenta didática para trabalhar a alegria, a tristeza e a raiva. Logicamente, você pode fazer quantos monstros quiser e representar as emoções que considerar necessárias para ensinar a seu filho.

Para fazer é super fácil. São necessários: rolo de papel higiênico, cola e tesoura. O desenho do monstro fica a seu critério e imaginação: tinta, canetinha, adesivos coloridos, marcadores… Aqui fica tudo por conta da imaginação.

monstro das emocoes 01

Como fazer? Faça o desenho de um retângulo branco para envolver o rolo de papel higiênico. Tire as medidas do rolo para que fique mais fácil. No retângulo desenhe uma cara com as três expressões que deseja trabalhar com a criança.

monstro das emocoes 02

Em seguida, faça outro retângulo – do mesmo tamanho que o anterior . Na altura das carinhas da emoções, faça um círculo que deverá ser cortado. O que sobrar, enfeite a seu critério. É através do círculo vazio que as carinhas irão aparecendo ao girar o tubo interior.

monstro das emocoes 03

Então, o retângulo branco deverá ser bem colado no rolo de papel higiênico. Enquanto que o outro retângulo deverá ser colado apenas na extremidade, ficando flexível. Isso permitirá que, ao girar o rolo interno, as carinhas apareçam no círculo vazio.

monstro das emocoes 04 monstro das emocoes 05 monstro das emocoes 06 monstro das emocoes 07

Veja como funciona o monstro das emoções.

Atividade com o monstro das emoções

Ok. O monstro das emoções está pronto. E daí? O que fazer com ele? As crianças são imaginativas e, com certeza, darão usos inusitados ao monstrinho. Para as crianças de 2 ou 3 anos, você pode usar o monstrinho para simplesmente saber o que sentem. Ou seja, a criança deve imaginar que é o monstrinho e responder à pergunta “Como está o monstrinho hoje?”. Ao refletir sobre seu estado de ânimo, buscarão a expressão que melhor os identifique.

monstro das emocoes 09

As crianças maiores poderão usar o monstro para contar histórias, por exemplo. Você também pode sortear uma das emoções, mostrar-lhe, e perguntar se em algum momento do dia ele se sentiu assim (alegre, triste, com raiva). Aproveite para falar mais sobre o que aconteceu, identificar o que a criança sentiu, como solucionou o problema…

Author

1 Comment

Deixe Uma Resposta