Atividades sobre EmoçõesEducação EmocionalEducação InfantilFaça você mesmo

Monstro das emoções feito com rolo de papel higiênico

monstro das emocoes 00

Mais uma atividade que vai direto para nosso Armazém de Ideias. Trata-se do monstro das emoções feito com rolo de papel higiênico. Ideal para trabalhar as emoções com as crianças, permitindo-lhes reconhecer e expressar melhor o que sentem.

A ideia foi publicada no site Glòria Fort. Supõe que você deve pagar para imprimir o desenho do monstro e encapar o papel higiênico. É verdade que fica super lindinho assim, maaas… nós incentivamos a reciclagem em casa. Então, passe o tempo junto com seu filho e confeccione juntos o monstro das emoções. Além de autêntico e original, é uma bela oportunidade de a criança fazer uma manualidade super legal e interessante.

Monstro das emoções fácil de fazer

O monstro das emoções é uma ferramenta didática para trabalhar a alegria, a tristeza e a raiva. Logicamente, você pode fazer quantos monstros quiser e representar as emoções que considerar necessárias para ensinar a seu filho.

Para fazer é super fácil. São necessários: rolo de papel higiênico, cola e tesoura. O desenho do monstro fica a seu critério e imaginação: tinta, canetinha, adesivos coloridos, marcadores… Aqui fica tudo por conta da imaginação.

monstro das emocoes 01

Como fazer? Faça o desenho de um retângulo branco para envolver o rolo de papel higiênico. Tire as medidas do rolo para que fique mais fácil. No retângulo desenhe uma cara com as três expressões que deseja trabalhar com a criança.

monstro das emocoes 02

Em seguida, faça outro retângulo – do mesmo tamanho que o anterior . Na altura das carinhas da emoções, faça um círculo que deverá ser cortado. O que sobrar, enfeite a seu critério. É através do círculo vazio que as carinhas irão aparecendo ao girar o tubo interior.

monstro das emocoes 03

Então, o retângulo branco deverá ser bem colado no rolo de papel higiênico. Enquanto que o outro retângulo deverá ser colado apenas na extremidade, ficando flexível. Isso permitirá que, ao girar o rolo interno, as carinhas apareçam no círculo vazio.

monstro das emocoes 04 monstro das emocoes 05 monstro das emocoes 06 monstro das emocoes 07

Veja como funciona o monstro das emoções.

Atividade com o monstro das emoções

Ok. O monstro das emoções está pronto. E daí? O que fazer com ele? As crianças são imaginativas e, com certeza, darão usos inusitados ao monstrinho. Para as crianças de 2 ou 3 anos, você pode usar o monstrinho para simplesmente saber o que sentem. Ou seja, a criança deve imaginar que é o monstrinho e responder à pergunta “Como está o monstrinho hoje?”. Ao refletir sobre seu estado de ânimo, buscarão a expressão que melhor os identifique.

monstro das emocoes 09

As crianças maiores poderão usar o monstro para contar histórias, por exemplo. Você também pode sortear uma das emoções, mostrar-lhe, e perguntar se em algum momento do dia ele se sentiu assim (alegre, triste, com raiva). Aproveite para falar mais sobre o que aconteceu, identificar o que a criança sentiu, como solucionou o problema…

Posts relacionados

Picolés de papel para imprimir e montar

Não é necessário acrescentar frustrações artificiais

Como fazer uma bandeja de areia Montessori

Nunca diga a uma criança: "Você vai cair daí!"

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *