Educação InfantilSER CRIANÇA

O que é a escala cuisenaire?

escala cuisenaire

A Escala Cuisenaire foi criada pelo professor Georges Cuisenaire nos anos 50. O objetivo central era trabalhar as quantidades e mostrar como calcular com ajuda de barrinhas de várias cores e tamanhos que vão do 1 ao 10. A barrinha que representa o 1 mede 1 cm x 1 cm, a que representa o 2 mede 2 cm x 2 cm… e assim até o 10.

Com esse material matemático, as crianças podem aprender a descomposição dos números e aprender cálculos de uma maneira muito simples, já que tudo se da a partir da estimulação da memória visual, tátil e auditiva que proporciona a manipulação das barrinhas.

Esse material de manipulação matemática pode se usar com crianças a partir dos 3 anos, sobretudo para evitar que levem as peças menores à boca. Mas, se feito sob supervisão de um adulto, não há problemas para começar antes. Ainda assim, é a partir dos 5 a 6 anos e até os 12 quando mais proveito a criança pode tirar do material. Contudo, o fato de já estar familiarizado com as barrinhas e suas representações podem ajuda-lo a entender mais facilmente os conceitos ensinados. Também pode ser utilizado por adultos para que compreendam melhor os números e facilite a transição para o cálculo mental.

Para que servem as barras numéricas de Cuisenaire?

As barrinhas de Cuisenaire podem ser empregadas para ensinar uma variedade de conceitos matemáticos e ajudam a desenvolver várias capacidades do pensamento lógico-matemático. As barrinhas podem ser utilizadas para aprender:

  • a quantidade
  • a equivalência
  • as quatro operações matemáticas básicas
  • as frações
  • área
  • a raiz quadrada
  • o teorema de Pitágoras
  • a potência
  • a resolução de equações simples
  • os sistemas de equações

Como usar a Escala de Cuisenaire para aprender matemática?

Deixo para vocês uma série de propostas de uso das barrinhas de Cuisenaire. Desde para os menores da casa até seu uso mais avançado. À medida que formos trabalhando com Laura, acrescentaremos a este post link com relatos das experiências.

Brincar livre

O primeiro contato das barrinhas de Cuisenaire deve ser através do brincar livre. Dependendo da idade, essa atividade será repetida uma e outra vez, quantas forem necessárias para se dar um passo a mais no seu uso.

Desenhos dirigidos

A partir de fichas de imagens desenhadas com as barrinhas, a criança refaz o desenho escolhido.

Seriação

Reproduzir uma sequência de barrinhas que siga uma lógica numérica. Por exemplo, barrinhas de 1 a 5, de 6 a 10, pares ou ímpares.

Fazendo escadas

Com uma barrinha de cada cor, a criança deve fazer uma escada do 1 ao 10. Para saber qual a barrinha seguinte, acrescenta-se, à primeira barrinha, uma branca e se buca uma barrinha equivalente.

Bom, esse é só o começo. Como utilizaremos as barrinhas durante os próximos anos, esta publicação estará em constante edição, acrescentando novas atividades para trabalhar com a escala Cuisenaire.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Educação Infantil

Por aqui você encontra um conjunto de textos interessantes sobre as pedagogias alternativas e como aplica-las em casa com nossos filhos. Além disso, há informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Clique no link abaixo e descubra mais:

Posts relacionados

Aprender figuras geométricas de um modo fácil

Usando a tábua de contar números com flores

Números de lixa Montessori

Como aprender número de telefone?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *