Há muitos estudos já publicados sobre os benefícios do contato com a natureza para o ser humano. Fazer exercícios ao ar livre é benéfico para nossa saúde física e mental. Brincar ao ar livre e em um entorno natural favorece o desenvolvimento de nossos meninos e meninas. O último estudo de Ecological Economics revela que observar aves traz mais alegria e felicidade às pessoas.

O estudo se centrou nos residentes europeus. Ele relacionou a felicidade ao contato com um número específico de espécies de árvores. Segundo Joe Methorst, autor da pesquisa e investidador do Centro Senckenberg de Investigação e Biodiversidade e Clima, o iDiv e a Universidade Goethe de Frankfurt, “os europeus mais felizes são aqueles que podem experimentar numerosas espécies diferentes de aves em sua vida diária, ou que vivem em entornos quase naturais que são o lar de muitas espécies”.

Não nos deteremos na explicação de todo o processo investigativo, já que podem lê-lo diretamente na web Science Direct. Centremo-nos nos seus resultados. É magnífico que se tenha levado adiante uma pesquisa assim que nos mostre o quanto as aves são importantes para o nosso bem estar.

Nossas cidades de concreto mandaram para longe as aves. Passamos a admirar as aves por seu colorido, mas nos esquecemos de que tê-los como parte integrante de nosso meio contribui para nosso próprio bem-estar.

Nossas ruas movimentadas e o intenso tráfego silenciam nossas aves. Não as escutamos. Ainda que estejam, não sabemos que estão. Inertes em nossas casas, maravilhamo-nos quando vemos um passarinho posar nas grades de nossas janelas. E, ainda que possamos sentir satisfação, continuamos a vê-lo desde dentro de nossas casas.

É preciso sair e explorar o mundo com os olhos de uma criança!

observar aves traz felicidade

Observar aves traz felicidade

Estar na natureza é muito importante para nosso bem-estar físico e emocional. Isso é inquestionável. No entanto, pouco tempo dedicamos a estar em contato com a natureza. Aqui não se trata de ser um observador de aves especialista. Trata-se de estar na natureza, deter-se por um tempo. Pode se sentar na grama, sem um pano por baixo que as separe. Esteja com a natureza. Observe, escute, sinta seu cheiro. Descubra suas maravilhas que tanta calma traz.

Infelizmente, estamos desconectados da natureza. Pouco a pouco passamos a nos conectar com as telas. E isso veio acompanhado do sedentarismo e de um ritmo de vida pouco ativo na maioria da população dos entornos urbanos. Atualmente, vemos como muitas famílias vem optando por se desconectar das telas. Há movimentos para tela zero em casa. E isso, em si é maravilhoso. Mas o que fazemos com o tempo dedicado antes às telas?

Muitos responderiam que brincar juntos, estar em família, fazer atividades. Minha pergunta então é:

E você ocupa esse tempo para se reconectar com a natureza?

Desconectar-se das telas e continuar fechado em casa não é a melhor opção. Podemos brincar juntos, em família, em um entorno natural. Observar aves pode ser um passatempo ideal. Sempre encontraremos, perto de nossas casas, espaços naturais ou reservas para estar em contato com a natureza.

Aliás, ao nos reconectarmos com a natureza, passamos a ter consciência da importância da conservação e preservação do meio ambiente. Quando começamos a considerar o entorno como parte importante do nosso bem-estar, podemos retomar essa consciência de que preservar é a chave para recuperar a sensibilidade humana tão perdida nos tempos de hoje.

Cada vez que saímos para passear em entornos naturais, escutamos os cantos dos pássaros e nos encantamos com a beleza de suas cores, só posso concordar com a pesquisa.

Author

Deixe Uma Resposta