Educação InfantilLivros para paisReggio EmiliaSER CRIANÇA

Pinceladas de Reggio Emilia no lar

reggio emilia no lar

Você sabe o que é Reggio Emilia? Alguns de vocês dirão que sim, o da mesa de luz. Indo um pouco mais além, podem pensar que é um método. Sendo mais corretos, Reggio é um enfoque educativo, uma filosofia da infância, já que se nutre de vários métodos. Ainda, Reggio Emilia é, simplesmente, um lugar, uma cidade italiana onde se iniciou toda essa experiência.

Era 1945, poucos dias depois do fim da guerra, em uma pequena vila, próximo à cidade de Reggio Emilia. A sensibilidade, principalmente das mulheres que tinham que voltar a trabalhar e de organizações laica, foi a que impulsionou a utópica ideia de construir um novo tipo de escola infantil para seus filhos (apenas havia e as poucas que existiam pertenciam à igreja). Com o dinheiro da venda de materiais de guerra abandonados e dos tijolos e outros restos dos edifícios bombardeados, começaram a construir uma primeira escola.

Loris Malaguzzi escuta a notícia e se apresenta, no povoado, com sua bicicleta. Começa, assim, uma bonita amizade e as bases do que depois se dominará enfoque Reggio Emilia. Queriam uma escola diferente, criada por e para o povo, não imposta desde cima. Entendamos que acabavam de terminar uma guerra com um regime fascista e buscavam um lugar distinto para seus filhos, livre de traumas da guerra.

Mas quem é Loris Malaguzzi?

Loris Malaguzzi nasceu em 1920 e viveu toda a sua juventude na Itália fascista, fato que o marcou profundamente. Começa a trabalhar como professor e, em seguida, demonstra sua pouca adesão às grandes teorias, preferindo aprender da própria experiência. De sua biografia destaca sua sociabilidade com as pessoas dos povoados, seu inconformismo, seu entusiasmo, seu gosto por rodear-se de crianças. Seu amor pela cultura (especialmente o teatro), pelo debate e a reflexão.

Malaguzzi também exerceu como jornalista, razão que o levou a ir a essa vila próximo a Reggio para realizar uma reportagem para seu jornal… Seja a razão que fosse a que o fez escolher esse destino, a história desse educador, dessa cidade e desse novo enfoque educativo se tornaram inseparáveis.

De tudo isso podemos aprender que a realidade social, cultural, econômica e política de Reggio Emilia, apenas pode se dar como tal em Reggio Emilia e, por isso, cada escola que se baseia nesse enfoque é diferente. Não há uma metodologia concreta de materiais ou passos para coloca-la em prática, mas isso não significa que não possamos aprender seus princípios e leva-los a nossos lares e comunidade. Vamos conhecê-los!

* E-book Gratuito Pinceladas de Reggio Emilia no lar, de Sonia, autora do blog PoetisaInsomne. Traduzido por Karina de Freitas.

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Potes sensoriais arco-íris para a mesa de luz

Fazendo um desenho de massinha em atividade com loose parts

Observando as flores da primavera na mesa de luz

Flores com as cores do arco-íris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *