Atividades

Pintar com os pés, uma atividade sensorial para descobrir o corpo

pintura com os pes

Pintar com os pés é uma atividade sensorial e artística muito divertida. Está recomendada para todas as idades. Nossa filha pinta com os dedos desde os 6 meses, quando lhe apresentamos pela primeira vez esse universo artístico. Tenho o hábito de preparar o ambiente para a pintura ao menos uma vez por semana.

Cada dia ela mostra melhor manejo com as pinturas. Adora meter os dedos nas tintas, pintar o papel, conhecer as cores, experimentar as texturas. Como Laura já anda (tem 13 meses), na semana passada, propus a pintar com os pés.

Na hora que a coloquei de pé sobre as tintas espalhadas em uma superfície, ela parecia ter medo, pois escorregava. Eu não a soltei em nenhum momento quando estava em contato com a tinta. Mas ao colocá-la sobre a extensa folha de papel branco, percebia sua alegria em ver como seus pezinhos deixavam marquinhas por onde passava.

Foi, simplesmente, uma atividade mágica. Ela ia até o final do papel e voltava rápido para sujar mais os pés na tinta e voltar a caminhar. Para repetir muitas e muitas vezes!

Em geral, estamos acostumados a dar ênfase ao desenvolvimento motor das mãos. Deixamos de lado a estimulação de outras partes do corpo do bebê. Pintar com os pés é, sem dúvidas, uma boa atividade para que o bebê tome consciência de seu próprio corpo.

pintando com os pes

Os benefícios de pintar com os pés

Pintando com os pés, as crianças aprendem a:

  • Desenvolver a criatividade
  • Desenvolver habilidades motoras grossas
  • Explorar o mundo através do sentido do tato e da vista
  • Conhecer habilidades de outras partes do corpo

Materiais necessários

  • Papel branco de grande tamanho
  • Pinturas de diferentes colores
  • Durex ou fita crepe
  • Superfície de plástico

Como preparar o ambiente

Você deve estender o largo papel branco sobre o chão. O  papel deve ser largo, posto que a criança caminhará sobre ele. Uma cartolina, por exemplo, é um papel pequeno para realizar a atividade. Fixe-o com ajuda de durex ou de fita crepe. Em uma superfície de plástico grande, despeje as tintas. Voilà! Pezinhos já podem pisar e começar a fazer uma linda pintura.

* As imagens do post são o resultado da primeira pintura com pés da nossa filha Laura.

Atividades de artes para crianças e bebês

Dedicamos uma publicação a compilar alguns trabalhos de artes que fazemos em casa com nossa filha. São dicas e inspirações para que você também possa trazer um pouco mais de arte a seu lar! Visite:

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividades de artes para Educação Infantil

Como fazer carimbo de abacaxi

Pintura com os dedos para bebês a partir dos 6 meses

Como fazer uma máscara africana de papelão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *