Atividades para Educação InfantilDesenvolvimento infantilSER CRIANÇA

Por que ir de compras com criança é bom?

compras com criancas

Ir à feira, à loja de roupas ou de sapatos, ou ao supermercado com a criança, para muitos pais, pode ser um martírio. No entanto, ir de compra com os filhos pode se tornar um grande aprendizado para eles. Nesses lugares, há muitas oportunidades para que aprenda a ler, contar, organizar, escolher (tomar decisões), comunicar com o outro. Essas atividades simples podem ser muito úteis para que pratique conviver com os demais, aprender a manejar suas emoções, se cuidar.

O que fazer quando vamos de compras com as crianças?

1. Deixe que sua filha ou seu filho escolha alguma fruta ou verdura. Quando não for levar o produto escolhido, explique-lhe, claramente, por que não vão leva-lo para casa.

2. Aproveite para conhecer o que pode “ler” seu filho ou sua filha. Mostre-lhe alguns produtos e pergunte-lhe sobre os que mais conhece e compram em casa diariamente. Diga-lhe: “Olhe isso, sabe como se chama este produto?”. Logo: “Cada vez que escolher um produto, você pode me dizer seu nome. Se não o sabe, eu o lerei para que aprenda”.

3. Quando olhar os produtos de limpeza ou alguns remédios, pergunte a seu filho ou à sua filha: “O que são estes produtos?, Para que serve?, O que pode acontecer se alguém come ou bebe isso?”. Mostre os produtos que você utiliza diariamente na limpeza e diga-lhe: “Este produto se chama desinfetante e serve para eliminar as bactérias, mas não deve ser usado pelas meninas ou meninos, sem a ajuda de um adulto. Seja claro sobre as regras de uso dos produtos de limpeza e dos medicamentos. Não os deixe a seu alcance.

4. Aproveite, ao ir de compras, para que sua filha ou seu filho aprenda a reconhecer as características dos objetos, faça-lhe perguntas como adivinhações, por exemplo: É redonda, amarela ou laranja, e serve para fazer suco, o que é? (A laranja). Convide a criança para que escolha um produto e indique quais são suas características.

5. Recorde a seu filho ou à sua filha o quão importante é agradecer, pedir desculpas, cumprimentar e se despedir, entre outros. Pergunte-lhe: “O que devemos dizer quando alguém nos ajuda a carregar as sacolas com as compras?”

6. Demonstre afeto à criança pela ajuda que lhe deu durante as compras, com carícias ou frases amáveis como: “Estou muito alegre por sua ajuda!”.

7. Tenha atenção a seu filho ou à sua filha quando der sugestões para facilitar a compra. Isso fará com que se sinta importante e lhe dará melhor segurança.

* Guia de atividades “Aprendemos juntos em família”, do MINEDU – Peru. Veja abaixo outros conselhos super úteis para tirar que nossos filhos possam tirar melhor proveito das situações cotidianas.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Arranjos florais de primavera

Cuidar das plantas, uma tarefa diária

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Montessoriando durante a viagem de avião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *