Criação com ApegoEducação Infantil

Possibilidades de uso do travesseiro de amamentação

travesseiro de amamentacao usos

O travesseiro de amamentação, também conhecido como almofada de amamentação tem como objetivo facilitar aguentar melhor o peso do bebê, facilitando a postura correta enquanto nós mamães lhe damos o peito. Disponível em várias formas e tamanhos distintos, pode ser um item imprescindível no enxoval do bebê se você souber tirar partido do produto.

Na realidade, há vantagens e desvantagens do uso da almofada de amamentação. Cabe a você decidir sobre se comprar ou não, se pedir de presente a um amigo ou parente, ou não. Na sequência, repassamos alguns dos usos que podemos dar ao travesseiro de amamentação.

Durante a gravidez

Quando a mulher está grávida, uma das reclamações frequentes é a dificuldade de encontrar uma posição confortável na hora de dormir. Os travesseiros de amamentação grandes e flexíveis ajuda a conciliar o sono, já que favorece uma melhor postura na cama.

almofada de amamentacao ergobaby

@Ergobaby

Aleitamento materno

O travesseiro de amamentação tem o principal objetivo de favorecer a postura para um melhor agarre do peito pelo recém-nascido. Veja como usar a almofada de amamentação com as posturas recomendadas.

Sono do bebê

Muitas mulheres gostam de usar a almofada para ter o bebê mais comodamente enquanto está dormindo. Dessa forma, no lugar de passar muito tempo com o bebê nos braços, pode acomodá-lo e deixar que durma placidamente. O bom disso é permitir o contato frequente entre mamãe e bebê. Eu usei muito a almofada com esta finalidade.

Também, outras mães utilizam para delimitar o espaço do bebê no berço ou na cama, caso pratiquem cama compartilhada.

ninar o bebe travesseiro de amamentacao

The Comfi-Mum Nursing Support Pillow

Acomodação do bebê

Quando o bebê já tem mais de três meses e começa a interagir com o entorno, a almofada pode ser um aliado para acomodá-lo em uma posição mais inclinada. Esse é um bom artigo para usar também quando o bebê está gripado. Facilita a respiração.

Também pode ser usado para ninar o bebê. Tê-lo em uma posição mais alta, mais próxima ao peito, sem amamentar, mas também sem forçar os braços, ombros e costas.

Tomar mamadeira

Para os pais que optaram pela amamentação com mamadeira, o papai pode ajudar com as mamadas. É uma forma de estabelecer o vínculo com o pequeno.

Quando o bebê já é capaz de segurar sozinho a mamadeira, a almofada pode ser utilizada para mantê-lo em uma posição inclinada.

Sentar o bebê

Por volta dos 6 meses, quando o bebê começa a se sentar, a almofada pode ser utilizada como apoio. Na realidade, para a gente que segue a filosofia Montessori e compartilha os princípios do movimento livre proposto por Emmi Pikler, não vemos necessidade de uso para esse fim. Lembremos que a criança, naturalmente, se sentará e, posteriormente, engatinhará e caminhará. Devemos evitar pular etapas e apressar o ritmo da criança.

usos do travesseiro de amamentacao

Apoio para leitura

Grávida ou não, o travesseiro pode ser usado para apoio de leitura. Deixando os braços livres e descansados.

Leia mais recomendações sobre o uso da almofada de amamentação

Posts relacionados

Um olhar poético sobre a maternidade real

Bebê que mama pouco nos primeiros dias de vida

Como fazer picolé de leite materno

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *