Atividades EducativasAtividades SensoriaisPedagogia Waldorf

Saci com grãos

Saci com grãos

Sabe aquela coisa de tirar a ideia da cartola? Pois é, isso tende ocorrer em dias de chuva, por exemplo. Há aqueles dias em que temos que ficar em casa e o tempo se torna tão eterno. Mesmo a criança sendo autônoma e criativa, chega o momento em que pede socorro. Precisa de um empurrãozinho para recomeçar as brincadeiras. Para esse dia, vale pegar qualquer coisa que se tem em casa e transformar em diversão. Assim surgiu o nosso Saci com grãos de feijão.

Estávamos em uma semana bem interessante, lendo livros sobre o Saci Pererê e realizando atividades que reforçassem o conhecimento da lenda. E essa atividade ficou bem legal. Não tenho fotos do processo porque tinha o celular descarregado. Mas não tem problema. Explico tudo para você. Vamos lá?!

Material necessário

  • Grãos de feijão preto
  • Grãos de feijão vermelho
  • Macarrão
  • Grãos-de-bico
  • Pano vermelho

Preparando a atividade

Essa é uma provocação bem interessante para a criança. Com os grãos de feijão preto fiz a cara; com o vermelho, a boca; com o grão de bico, os olhos; com o macarrão, o cachimbo; e com o pano vermelho, a carapuça.

A provocação é uma atividade a fim à Pedagogia Waldorf. O adulto prepara um ambiente para que a criança possa explorar livremente, segundo seus desejos e criatividade. Nesse sentido, primeiro elaborei a figura do Saci com grãos. Uma vez pronto, Laura brincou como quis.

Como já mencionei, infelizmente não fiz fotos do processo, mas deixei à disposição pinça e potes de distintos tamanhos. Sobretudo, ela trabalhou o movimento de pinça. Mas reorganizou os grãos como quis.

Então, gostou desta proposta de atividade? Veja muito mais clicando na imagem abaixo. Encontre ideias criativas para trabalhar com a criança no Dia do Saci Pererê.

Saci Pererê

Então, gostou dessa brincadeira?! Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *