Nesta publicação, apresento a vocês sugestões de atividades para trabalhar o nome na Educação Infantil. Aprender o nome próprio é uma das atividades de alfabetização previstas para introduzir a criança no mundo das letras do alfabeto. Em muitas escolas, dentro do projeto educativo, escrever o nome é primeiro contato com a escrita.

Cada uma delas foi elaborada inspiradas na poesia visual de Joan Borra, já que gostamos muito de integrar as artes em várias das propostas que fazemos com a pequena de casa. A partir da exposição a obras tipográficas do artista espanhol, trabalhamos a escrita do nome próprio.

Poesias visuais infantil

Quem é Joan Brossa?

Talvez seja a primeira vez que você tenha conhecimento de Joan Brossa. Esse foi um poeta espanhol, de língua catalã, que desenvolveu sua obra em diversos gêneros (literário, visual, objetual…). Nascido em Barcelona, o artista se destacou por sua poesia visual e seus cartazes, tornando-se um referente mundial. Utilizando uma técnica próxima ao caligrama, desenvolveu sua poesia visual, quando esse termo ainda nem era utilizado.

Incluiu poemas visuais em seus livros de poesia literária, compondo mais de mil e quinhentos deles. Todo esse material era agrupado e pautado para que tivessem forma de livros singulares. Muitos deles, descontextualizados de seus respectivos livros, foram editados em serigrafia.

Dentro desse universo tão amplo de poemas visuais, interessa-nos aqueles que trabalham as tipografias das letras do alfabeto. Em especial as que compõem o nome LAURA ou suas recriações do abecedário. Esse é um material bem rico, ideal para usar com as crianças no processo de alfabetização.

Antes de explicar as atividades que fizemos em casa, deixamos aqui as poesias visuais de Joan Brossa que utilizamos com Laura:

Sugestões de atividades para trabalhar o nome na Educação Infantil

Primeiramente, queremos mostrar nossas sugestões de atividades para trabalhar o nome na Educação Infantil a partir da arte de Joan Borra. Depois, seguiremos apresentamos uma série de outras propostas educativas de atividades com o nome.

Ambiente preparado

Sempre que trabalhamos algum artista em casa, é importante preparar o ambiente para que a criança possa ser exposta às obras. Primeiro, selecionamos as obras. Em seguida, em que espaço da casa podem estar expostas. Em nossa casa, utilizei dois espaços: o corredor e diante da mesinha de trabalho de Laura.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 01

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 02 a

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 02

Reconhecimento fonético das letras do nome próprio

Laura está em um momento em que reconhece a escrita do seu nome. Várias vezes a observamos como treina, durante vários minutos, a escrita das letras que compõem seu nome. Esse processo se torna mais fácil, quando a criança é capaz de reconhecer os sons das letras. Em outras palavras, ela deve ser capaz de reconhecer o som da letra e associa-la à sua grafia.

Para esta atividade de consciência fonológica, separei diversos pequenos objetos que vamos colecionando para a nossa Caixa de Sons Montessori. A criança deve ser capaz de organiza-los a partir do reconhecimento de suas iniciais. Para isso, elaboramos um quadro para que pudesse agrupar os objetos em seu espaço correspondente.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 03

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 04

Composição as letras

A partir do uso do alfabeto inspirado na Pedagogia Waldorf, Laura trabalhou a composição das letras de seu nome. Essa é uma atividade fantástica, já que a criança monta um “quebra-cabeça” com os traços para formar as letras. Dessa forma, ela aprende o alfabeto de forma sensorial.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 05

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 06

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 07

Teatro de sombra com as letras

Revelar o nome próprio em um teatro de sombras. Fantástico. Aproveitamos para brincar de distintas maneiras. Com os objetos da atividade de reconhecimento fonético, cantamos em português a canção “Alphabet Animal“, do perfil no Youtube Bounce Patrol. Com uma lanterna, colocávamos em foco uma letra. Laura tinha que entoar a canção escolhendo um dos animais que começava com aquela letra. Por exemplo: “L, l, l, l, leão, L, L“.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 08 a

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 09

Momento da escrita

Para reforçar a escrita, escolhi as letras pontilhadas do nome próprio. Essa é uma atividade que Laura tem gostado muito de fazer. O importante aqui é que a pega do lápis para a escrita seja sempre a última atividade a ser realizada. Pode se dar que a criança tenha um período de obsessão pela escrita e queira começar por essa. Não há problema. Tenha em conta as suas necessidades reais, sem forçar nem obrigar a nada.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 10

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 11

Mais ideias de atividades com nome

Em nossa web, há outras possibilidades de trabalhar o nome próprio com a criança na Educação Infantil.

Traçar o nome com stickers

Um clássico. Em uma folha, escreva o nome da criança. Ela deve traçar as letras com uso de etiquetas adesivas. O objetivo é completar todo o nome.

escrever o nome com adesivos

Escrever o nome com uso de pregadores

Essa é uma atividade de pareamento das letras. Em um palito de picolé, escreva as letras do nome da criança. E, em cada um dos pregadores uma letra. A criança deve estabelecer a relação entre as letras.

letras do nome proprio usando pregadores

Escrever o nome com massinha

Você tanto pode fazer uma ficha com as letras do nome da criança em bastão ou cursiva. Com massinha, ela deve tracejar o próprio nome.

escrever o nome proprio com massinha 06

Pulseira com o nome próprio

Essa é uma atividade de alinhavo muito interessante. A criança deve ordenar as letras de seu nome e alinhava-las para fazer uma pulseirinha.

pulseira com nome de micangas 01

Contar o número de letras do nome

Com uso de massinha, a criança faz bolinhas e conta, com o dedo indicador, a quantidade de letras do seu nome. Isso a ajudará na hora de escrever.

quantas letras tem seu nome 03

Escrever o nome com grãos

Uma atividade de linguagem que desenvolve a coordenação motora fina através da transferência de grãos ou uso do movimento de pinça.

Atividade com o nome para crianças de 2 a 6 anos

Espero que tenham gostado das nossas sugestões de atividades para trabalhar o nome próprio na Educação Infantil. Esperamos reeditar esta publicação, em breve, com novas ideias.

Author

4 Comments

  1. Olá Criando com Apego, tudo bem? Eu adorei o seu artigo sobre atividades de alfabetização infantil, ótimas dicas!
    Com isso venho oferecer o material para alfabetização mais vendido do Brasil! Criado com o objetivo de ajudar crianças em seu aprendizado escolar. Além de aprender, brincar e passar um tempo longe da internet, a criança ainda vai compartilhar momentos com você.
    Acesse o link: http://bit.ly/atividadesdealfabetizacaoinfantil

  2. Encantada com as atividades propostas!!! Parabéns e gratidão por compartilhar ❤️

  3. Raquel Tavares Reply

    Como você fez os cartões com letras pontilhadas? A fonte do pontilhado eu tenho, mas queria saber como você colocou o ponto.

Deixe Uma Resposta