DICAS DE LEITURALivros infantis

Texto sobre a primavera para as crianças

texto sobre a primavera

Desde que nossos filhos são pequenos, podemos explicar-lhes o passo do tempo. Uma das formas, é apresentar as estações do ano. A partir de várias atividades, leituras de textos e vivências na natureza – esta última é a mais recomendável -, nossos filhos podem compreender as mudanças do tempo. Como pais, estamos muito interessados neste tema. Estamos buscando formas bonitas de mostrar à Laura a beleza de cada uma das estações. Nesta publicação, sugerimos um lindo texto sobre a primavera para as crianças. Podemos lê-lo para elas para que entendam seu significado. Ou apropriar-nos das informações e contar-lhes à nossa maneira.

Antes de ler o texto, recomendamos que leia também:

Texto sobre a primavera para as crianças

Cada 20 de setembro começa a primavera no hemisfério sul. Esta estação se caracteriza por oferecer-nos um ambiente fresco, cheio de flores e, com elas, uma infinidade de cores que enchem de alegria nossas vidas. Esta encantadora época do ano se estende desde o dia 22 de setembro até 21 de dezembro. Caracteriza-se por ter dias mais largos e noites mais curtas.

A primavera é considerada como a estação mais importante do ano para preparar a terra e cultivá-la, conseguindo melhores resultados na colheita de árvores frutais, ornamentais e legumes. Isso porque é uma época do ano em que se aproximam as chuvas.

Ao começar a primavera é momento de preparar a terra e semear a maioria dos cultivos básicos para aproveitar a chegada próxima das chuvas. Também são plantadas grandes variedades de mudas de frutas, de hortaliças e legumes.

Astronomicamente, a estação começa com o equinócio de primavera (entre os dias 20 e 21 de março no hemisfério norte, e entre os dias 22 e 23 de setembro no hemisfério sul), e termina com o solstício de verão (ao redor do dia 21 de junho no hemisfério norte e o dia 21 de dezembro no hemisfério sul).

O termo primavera provem das palavras “prime” e “vera” que querem dizer “o bom tempo”, porque chega o primeiro verdor do ano.

A melhor maneira de desfrutar da primavera é visitar lugares naturais, tais como parques, rios, praias, jardins, etc. Esse contato direto com a natureza é importante, não apenas para a criança, mas também para os adultos.

Sem dúvidas, a primavera é uma das estações mais esperadas do ano e que nos permite um contato pleno com a natureza.

História Infantil

Então, gostou desse lindo texto sobre a primavera? Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Os três primeiros anos de vida, por Maria Montessori

Retrato de uma mãe lendo a seu filho

Conto Waldorf: O Homenzinho do Outono

Fichas gráficas para grafomotricidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *