Material MontessorianoMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Torre montessoriana: o que é e para que serve?

torre de aprendizagem montessoriano

Nesta publicação vamos apresentar a torre montessoriana, também conhecida como torre de aprendizagem. Trata-se de uma torre de madeira que permite à criança de 0 a 4 anos chegar, com segurança, a superfícies da cozinha e realizar tarefas de vida prática.  A torre montessori, como é conhecida, na realidade, apenas está inspirada no Método Montessori. Ou seja, não é um material ou um recurso dessa pedagogia, mas se inspira em seu objetivo de favorecer a autonomia da criança, permitindo-lhe participar, ativamente, das tarefas de casa junto aos familiares.

O que é a torre montessoriana?

Brevemente, comentamos que a torre de aprendizagem é uma torre de madeira que permite à criança alcançar superfícies mais altas com segurança. Embora seja mais utilizada na área da cozinha, também pode ser usada para alcançar a mesa de jantar ou para escovar os dentes no banheiro. Essa espécie de cadeira de proteção não oferece risco, já que protege a criança de quedas ao mesmo tempo em que a deixa livre para realizar as tarefas.

Por que a torre de aprendizagem é conhecida como torre montessori?

Como explicado, a torre de aprendizagem se inspira no método, mas não foi um utensílio pensado pela própria Maria Montessori. Ela pensou em materiais que adaptavam por completo e, no máximo possível, o ambiente na altura da criança. A torre, ao contrário, eleva a criança, facilitando chegar a ambientes próprios para os adultos.

Devemos pensar, contudo, que é um excelente utensílio para o fomento da autonomia e independência da criança. E, claro, se adapta à realidade atual. Vivemos em casas com menos espaços e que se torna, quase impossível, adaptar todos os ambientes à altura da criança. Nesse sentido, se você tem um espaço adequado, a torre permite à criança participar ativamente das tarefas sem que seja preciso criar outros espaços para ela.

Na internet, especialmente em redes como o Instagram, é comum ver famílias montessorianas que vivem em casas grandes que adaptam o ambiente para as crianças. Aproveitam as cozinhas e geladeiras de brinquedo e as transformam em uma minicozinha. Também colocam mesinha para que possam fazer suas refeições.

Particularmente, a torre de aprendizagem é uma opção mais econômica a tudo isso e tem uma característica que nos encanta: ajuda a estreitar o vínculo entre os membros da família. A criança pode participar de todo o processo e está em contato com a família todo o tempo. Todos se integram ao ambiente e se sentem participantes ativos na dinâmica familiar.

O que a criança pode fazer usando a torre montessoriana?

A torre montessoriana de aprendizagem é um dos produtos mais interessantes para colocar a criança em contato com diferentes atividades de vida prática. Como passa a ter acesso à bancada da cozinha, adquire autonomia e independência desde muito cedo.

Ao estar na altura da mesa da cozinha e da pia, pode se tornar responsável por pegar, limpar, descascar e cortar o próprio alimento que vai comer.

  • ajudar a lavar os pratos
  • preparar receitas em família
  • limpar a mesa da cozinha
  • pegar objetos nas partes mais altas dos armários

A torre montessoriana está recomendada para que idade?

Não há uma idade fixa para começar. O recomendável é a partir dos 18-20 meses, quando o bebê já tem agilidade para subir a torre de maneira autônoma. É nessa fase em que o bebê está desenvolvendo suas habilidades motoras. Encanta-se por subir e descer escadas, trepar, entrar nos buracos, sair deles… Logo, a torre se transforma também em um divertido jogo para eles.

A torre pode ser usada até os 3 ou 4 anos da criança. Depende da altura da bancada da cozinha e também da altura da criança. Há também torres 3×1 que podem se transformar em cadeira para a criança se sentar e comer.

Como escolher a melhor torre de aprendizagem?

Antes mesmo de escolher uma torre de aprendizagem ou uma escadinha montessori, primeiro se pergunte: realmente faz falta uma torre de aprendizagem em casa? Você deve refletir sobre vários pontos para que esta seja uma inversão que, realmente, valha a pena. Alguns pontos a se ter em conta na hora de definir sobre a necessidade do produto:

  1. Vocês se definem como pais montessori e tem a casa adaptada à criança.
  2. Seu filho é curioso e quer sempre participar vendo tudo o que vocês estão fazendo.
  3. Vocês gostam de cozinhar, mas gostariam de estar em calma para fazer os pratos sem dispersar a atneção com as crianças.
  4. Na sua casa vocês cozinham várias vezes ao dia?
  5. Gostariam de gerar hábitos alimentares saudáveis para seu filho e que goste de comer bem.
  6. Gostariam que o bebê se sentisse motivado a provar coisas novas.
  7. Seu filho é curioso e sai arrastando ou empurrando móveis para subir nos lugares.
  8. Vocês desejam que a criança tenha uma motivação natural para aprender, que cresça livre, respeitado e independente.

Se é assim, a torre de aprendizagem é uma excelente escolha. Qual é a melhor opção? Depende para o que querem. Como já explicado, você pode optar pela torre ou pela escada. Do que depende?

  • Do espaço que tenham em casa.
  • Do investimento que desejam fazer.
  • Para que vão utilizar
  • De que se encaixe com a decoração, já que estará na casa por vários anos.

Enfim, tendo em conta todos esses pontos, certamente você encontrará o que vem melhor.

O que é melhor: escada montessori ou torre de aprendizagem?

Comento nossa experiência. Nós conhecemos a torre de aprendizagem e nos encantamos pela ideia do produto. Realmente é maravilhoso um recurso como este que permite à criança integrar-se às atividades do lar. No entanto, acabamos optando por uma escadinha montessori. Bom, como dito os adjetivos “montessori” ou “montessoriana” indicam apenas concordância com o método educativo. Pois bem, escolhemos a escada por questão de espaço. Sem dúvidas, teria sido melhor a torre de aprendizagem, mas é um produto que ocupa bastante espaço.

A escada, no nosso ver, também cumpre sua função. Se bem que é verdade que, no primeiro ano da criança, é preciso que estejamos bem atentos para evitar qualquer tipo de queda, com o tempo a criança domina o espaço e consegue usa-la de forma adequada.

Na hora de fazer sua escolha, tenha em conta, sobretudo o espaço disponível, bem como a altura da bancada da cozinha ou da mesa da sala. Ainda que também possa ser utilizada no banheiro, por exemplo, há outros acessórios para esse cômodo que são mais práticos que a torre de aprendizagem montessoriana.

Nossa recomendação de torre montessoriana para compra:

E também algumas imagens da nossa escada montessori e seus múltiplos usos:

torre de aprendizagem

escada montessoriana

torre montessori

torre montessoriana

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividade de leitura e escrita criativa

10 melhores Atividades de alfabetização para aprender a ler e escrever

Atividade de lavar pedras

Caixa de fusos Montessori - O que é e como fazer uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *