AtividadesFaça você mesmo

Unicórnio para trabalhar a coordenação motora fina

unicornio coordenacao motora fina 01

A atividade proposta nesta publicação é um autêntico exercício de arte. Ao fazer um unicórnio para trabalhar a coordenação motora fina, permitimos à criança exercitar também seu lado artístico. Com uso de barbante e alfinetes, ela vai traçando, pouco a pouco, a silhueta de um unicórnio. Tamanha será sua surpresa quando se der conta da figura final.

Vale mencionar que o unicórnio é apenas a temática do momento. A atividade pode ser feita com qualquer outro animal ou objeto da preferência da criança. Veja o passo a passo.

Material necessário

  • isopor tamanho A3 ou A4 ou quadro de cortiça
  • papel almaço
  • alfinetes coloridos
  • barbante fino
  • molde de unicórnio

Fazendo um unicórnio para trabalhar a coordenação motora fina

1. Busque na internet o modelo de unicórnio preferido e imprima. Tente evitar desenhos muito complicados e cheios de detalhes.

2. Monte inicialmente o quadro, encapando o isopor com papel almaço. Caso você tenha em casa um quadro de cortiça, melhor. O resultado será, esteticamente, mais bonito.

3. Sobre o quadro coloque o molde do unicórnio e delineie sua silhueta usando alfinetes. Faça todo o contorno. Uma sugestão é colocar os alfinetes mais próximos uns dos outros quando o molde trouxer uma linha curva. E alfinetes mais espaçados uns dos outros quando for linha reta.

4. Remova, cuidadosamente, o papel, rasgando-o. Evite deixar qualquer vestígio do molde. Essa tarefa pode demorar um pouquinho, posto que você deve fazer de modo a evitar que os alfinetes saiam do lugar. Uma dica é usar uma faca para fazer uma linha entre um alfinete e outro. Isso pode ajudar a retirar o papel com mais facilidade. Até aqui você ajudou seu filho, caso ele ainda não tenha idade suficiente para fazer todo este processo.

5. A partir daqui, a tarefa deve ser de seu filho, exclusivamente. O ideal é que você não o informe que figura está formada. Deixe que ele mesmo a descubra. Como? Amarre um nó de barbante em um dos alfinetes e deixe que ele vá unindo cada um dos alfinetes fazendo zigue-zague. Quando terminar, amarre um nó.

Pronto! Seu filho ficará encantado quando se der conta de que, depois de tanto trabalho, pode desenhar um unicórnio.

Manualidades com tema unicórnio para crianças

Clique na imagem abaixo e divirta-se fazendo várias manualidades incríveis com seus filhos!manualidades-unicornio-para-criancas-02

Posts relacionados

Como fazer letras de lixa Montessori

Atividade cores primárias para crianças

Atividades de Páscoa para Educação Infantil

Atividades de Páscoa divertidas inspiradas em Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *