Educação Emocional

As 50 melhores frases de Inteligência Emocional

frases de inteligencia emocional

Especialista como Daniel Goleman e J. Freedman afirmam que 70-80% do sucesso na fase adulta provém da Inteligência Emocional. Para desenvolvê-la nas crianças devemos ter em conta alguns pilares básicos. O primeiro deles é aprender a identificar as emoções próprias, além das emoções que os demais estão experimentando.

Outro ponto importante é aprender a controlar as emoções. Para isso, devemos encontrar o equilíbrio necessário, saber o que está ocorrendo, o que estamos pensando que nos faz sentir dessa maneira. E devemos aprender a expressar e canalizar as emoções para que possa fortalecer o vínculo nas relações.

Deixamos para você as melhores frases de Inteligência Emocional para crianças e adultos dos mais importantes autores: Daniel Goleman, Carl R. Rogers, Peter Salovey, William James, Sephen R. Covey e muitos mais.

Frases de Inteligência Emocional

1. Temos duas mentes: uma que pensa e outra que sente. (Daniel Goleman)

2. A Inteligência interpessoal consiste na capacidade de compreender os demais, quais são as coisas que mais os motivam, como trabalham e a melhor forma de cooperar com eles. (Daniel Goleman)

3. Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica. (Daniel Goleman)

4. Seu intelecto pode se confundir, mas suas emoções nunca mentirão para você. (Rober Ebert)

5. Uma emoção não causa dor. A resistência ou supressão de uma emoção causa dor. (Frederick Dodson)

6. As emoções são uma fonte crítica de informação para aprender. (Joseph LeDoux)

7. A empatia e as habilidades sociais são inteligência social, a parte interpessoal da inteligência emocional. Por isso se parecem. (Daniel Goleman)

8. O cérebro emocional responde a um evento mais rapidamente que o cérebro pensante. (Daniel Goleman)

9. […] o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos – os que não têm autocontrole sofrem de uma deficiência moral. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter. (Daniel Goleman)

10. Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação Homo sapiens, a espécie pensante, é enganosa à luz do que hoje a ciência diz acerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas. (Daniel Goleman)

11. Um pré-requisito para a empatia é simplesmente prestar atenção às emoções dos demais. (Daniel Goleman)

12. As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal. (Daniel Goleman)

13. A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la. (Daniel Goleman)

14. A tarefa fundamental dos líderes é instalar bons sentimentos naqueles que lidera. (Daniel Goleman)

15. Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum. (Daniel Goleman)

16. As pessoas com altos níveis de esperança têm certos traços comuns, entre eles o poder de se auto motivar, e sentir-se com recursos suficientes para encontrar meios de atingir os seus objetivos, ter flexibilidade bastante para encontrar meios diferentes de chegar às metas, e ter o senso de decompor uma tarefa formidável em outras menores, mais manejáveis. (Daniel Goleman)

17. Controlar os impulsos ou lidar com a mágoa é tão importante para a prevenção da violência quanto para o controle da raiva. (Daniel Goleman)

18. Por que o autocontrole é tão importante para os líderes? Em primeiro lugar, pessoas que estão no controle de seus sentimentos e impulsos — ou seja, pessoas racionais — são capazes de criar um ambiente de confiança e equidade. (Daniel Goleman)

19. Otimismo e esperança — da mesma forma que o sentimento de impotência e desespero — podem ser aprendidos. (Daniel Goleman)

20. No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho. (Daniel Goleman)

21. O cérebro emocional responde a um evento com muito mais rapidez do que o cérebro racional. (Daniel Goleman)

22. Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia. (Daniel Goleman)

23. A inteligência emocional é uma forma de reconhecer, entender e escolher como pensamos, sentimos e atuamos. Forma nossas interações com as outras pessoas e nosso próprio entendimento. Define como e por que aprendemos; nos permite estabelecer prioridades; determina a maioria de nossas ações diárias. A investigação sugere que determina ao menos 80% do sucesso em nossas vidas. (J. Freedman)

24. Quanto mais inteligência social tiver, mais feliz e forte será, e melhores relações pessoais terá. (Daniel Goleman)

25. A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor da outra pessoa, mas sim estar motivado a eliminá-lo. (Daniel Goleman)

26. Toda aprendizagem tem uma base emocional. (Platão)

27. A meditação mindfulness demonstrou fomentar a habilidade para inibir os impulsos emocionais. (Daniel Goleman)

28. As pessoas com bom estado de ânimo são melhores no raciocínio indutivo e na solução criativa de problemas. (Peter Salovey)

29. A emoção que pode romper seu coração é, algumas vezes, a mesma que o cura. (Nicholas Sparks)

30. Não há separação entre mente e emoções; as emoções, pensamentos e aprendizagem estão relacionados. (Eric Jensen)

31. A confiança, como a arte, nunca tem todas as respostas, mas está aberta a todas as perguntas”. (Earl Gray Stevens)

32. Qualquer fracasso que possamos sofrer na vida, podemos transformá-lo em um pequeno sucesso se seguimos o caminho adequado. Siga caminhando. (Michelangelo Saez)

33. Não é o estresse que nos faz cair, mas sim como respondemos às situações de estresse. (Wayde Goodall)

34. Não existe correlação entre QI e empatia emocional. Eles são controlados por diferentes partes do cérebro. (Daniel Goleman)

35. Não esqueçamos que as pequenas emoções são as grandes capitãs de nossas vidas, e as respeitamos sem perceber. (Vincent Van Gogh)

36. Mude sua atenção e mudará suas emoções. Muda sua emoção e sua atenção mudará de lugar. (Frederick Dodson)

37. Cuide de suas próprias emoções e nunca as subestime. (Robert Henri)

38. Use a dor como uma pedra em seu caminho, não como uma área para acampar. (Alan Cohen)

39. Caminhe como um leão, fale como as pombas, viva como os elefantes e ame como uma criança pequena. (Santosh Kalwar)

40. Cada emoção tem seu lugar, mas não deve interferir com a ação adequada. (Susan Oakey-Baker)

41. Não tenha medo de seus medos. Não estão aí para assustar. Estão aí para fazer você saber que algo vale a pena. (C. JoyBell C.)

42. É importante compreender que a inteligência emocional não é o oposto de inteligência, não é o triunfo do coração sobre a cabeça, é a interseção de ambas. (David Caruso)

43. A diferença essencial entre a emoção e a razão é que a emoção leva à ação, enquanto razão leva a conclusões. (Donald Calne)

44. Como seres humanos, todos queremos ser felizes e livres da miséria, todos aprendemos que a chave para a felicidade é a paz interior. Os maiores obstáculos à paz interior são as emoções perturbadoras como raiva, o apego, o medo e a desconfiança, enquanto o amor e a compaixão são as fontes de paz e felicidade”. (Dalai Lama)

45. A felicidade não é ausência de problemas, mas sim a capacidade de relacionar-se com eles.

46. Uma forma de aumentar nossa força de vontade é saber administrar nossas distrações no lugar de deixar que elas nos manejem. (Daniel Goleman)

47. O tempo livre possibilita o florescimento do espírito criativo, enquanto que as agendas muito estritas, pelo contrário, o sufocam. (Daniel Goleman)

48. A meditação nos ensina a ignorar a distrações e a enfocar nossa atenção no que queremos enfocar. (Daniel Goleman)

49. Em um mundo tão cambiante, encontramos que a flexibilidade, a possibilidade de se adaptar às mudanças, é mais importante que a experiência. (Daniel Goleman)

50. As emoções perturbadoras e as relações tóxicas são identificadas como fatores de risco que favorecem a aparição de algumas doenças. (Daniel Goleman)

Posts relacionados

Benefícios da dança para as emoções e condutas da criança

Mostre a seu filho estas 8 coisas boas para imitar

Conto O Monstro das cores na mesa de luz

Espelho das emoções - O Monstro das Cores

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *