Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Cama montessoriana, escolha a mais adequada para seu filho

minicama montessoriana 01

A cama montessoriana é o artigo de moda quando o tema é decoração de quarto infantil. Desde logo, essa é uma excelente escolha por todos os benefícios que traz para a criança. Nesta publicação, mostraremos como adaptar a cama ao espaço de um quarto montessoriano.

O que é uma cama montessoriana?

A cama montessoriana é adequada a crianças de 0 a 12 anos de idade, embora seja mais popular entre 0 e 6 anos. Além disso, o espaço de descanso vai sendo adaptado à medida que a criança cresce. Isso porque visa a atender às necessidades do menor, tendo em conta a etapa infantil. No quarto montessoriano, a cama está ao nível do chão. A mais simples e econômica é apenas um colchão no chão para que o bebê possa se mover livremente e de forma segura. Não é obrigatório ter o colchão no chão. Se tiver alguma opção de cama baixinha, próxima ao chão também está adequada ao método. O importante é sempre favorecer que a criança suba e desça da cama por ele mesmo.

Por que uma cama montessoriana é uma boa ideia?

Dentre os benefícios de oferecer a nossos filhos uma cama montessoriana estão:

  • Autonomia. Com o cama no chão, a criança pode entrar e sair dela livremente. Desde que o bebê começa a engatinhar, pode tomar essa decisão.
  • Segurança. O colchão baixo evita que o bebê caia da cama. Portanto não ao kit cama montessoriana. E, obviamente, não às barras. Ambos limitam o movimento livre.
  • Saúde postural. Por ser como um tatame, favorece a postura correta da coluna vertebral e a circulação.
  • Estímulo positivo. Deixar os bebês em um berço é privá-los de conhecer o mundo. Dependem de um adulto para sair. A cama no chão lhe da liberdade para explorar o entorno, podendo dar um melhor sentido à sua existência no mundo.
  • Economia e durabilidade. Um quarto tradicional de bebê é caro. Está adaptado às necessidades do adulto e não do bebê. Além disso, seus móveis se tornam obsoletos em pouco tempo. O berço não dura mais que 2-3 anos. Logo tem que passar a uma cama infantil e a uma cama individual de maiores. Com a cama montessoriana, se a questão é economizar, é possível comprar um colchão de 70 cm X 140 cm, para crianças de 0 a 5 anos. E, posteriormente, mudar para um colchão 90 cm x 190 cm.

A internet está repleta de imagens de camas inspiradas em montessori cheias de magia e beleza. Parecem caros e pouco acessíveis ao bolso da maioria. Isso é um verdadeiro engano. Com móveis simples e criatividade é possível fazer um quarto montessoriano com muito encanto. Veja como fazer camas montessorianas.

Tipos de camas montessorianas

Cama no chão

Essa é a forma mais básica do quarto montessoriano. É econômica e propicia autonomia e segurança para o bebê. Aliás, essa é a sugestão do método. Basta um colchão simples no chão para que a criança possa dormir comodamente, levantar-se e se deitar quando desejar, podendo interagir com o entorno livremente.

Cama casinha

Estou apaixonada pela cama casinha. Seu desenho é incrível e mágico. Além de que, por si só, é uma peça única de decoração. Na internet há um sem fins de imagens de quartos montessorianos com a cama casinha. Mas não se engane, nem toda cama casinha está em consonância com o método montessori.

Recomendamos a leitura do post como escolher uma cama casinha perfeita para seu filho. Aprenda a distinguir que cama casinha está adequada ao método e qual não. E encante-se com muitas inspirações de decoração de quarto montessoriano com a cama casinha.

Cama cabana montessoriana

A cama cabana é outro estilo que pode se encaixar perfeitamente ao método montessori. Além disso, é uma sugestão interessante para decoração de quarto infantil, podendo ser mais econômica do que a cama casinha.

Berço montessoriano

Esta foi nossa escolha. O berço de nossa filha possui três barras laterais. Uma delas é aberta, justamente para que possa ser acoplado à cama. Dessa forma. durante os primeiros 18 meses de Laura, fizemos cama compartilhada.

Agora o berço está em seu quarto. Está na altura mais baixa, próxima ao chão. Pareceu-nos ideal. Ela está encantada, pois pode subir e descer de seu berço/caminha quando deseja.

>> Recomendamos ver mais informações sobre berço montessoriano. Qual comprar para seu bebê? Todo berço é montessoriano?

Minicama montessoriana

A minicama montessoriana, nada mais é do que o berço sem grades. Em outras palavras, são camas com colchão 60 cm x 120 cm, colocadas ao nível do chão. Podem ser cama casinha, cama cabana, ou mesmo uma cama infantil baixinha.

Beliche montessoriano

Para quem precisa adaptar o quarto para atender a mais de um filho. O beliche montessoriano nada mais é do que ter um dos colchões (o mais baixo) ao nível do chão. A criança que dorme em cima, deve ter o acesso facilitado para descer e subir comodamente o beliche.

>> Veja mais informações sobre beliche montessoriano.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Limites segundo Montessori

Montessoriando durante a viagem de avião

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *