Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Cama montessoriana, escolha a mais adequada para seu filho

minicama montessoriana 01

A cama montessoriana é o artigo de moda quando o tema é decoração de quarto infantil. Desde logo, essa é uma excelente escolha por todos os benefícios que traz para a criança. Nesta publicação, mostraremos como adaptar a cama ao espaço de um quarto montessoriano.

O que é uma cama montessoriana?

A cama montessoriana é adequada a crianças de 0 a 12 anos de idade, embora seja mais popular entre 0 e 6 anos. Além disso, o espaço de descanso vai sendo adaptado à medida que a criança cresce. Isso porque visa a atender às necessidades do menor, tendo em conta a etapa infantil. No quarto montessoriano, a cama está ao nível do chão. A mais simples e econômica é apenas um colchão no chão para que o bebê possa se mover livremente e de forma segura. Não é obrigatório ter o colchão no chão. Se tiver alguma opção de cama baixinha, próxima ao chão também está adequada ao método. O importante é sempre favorecer que a criança suba e desça da cama por ele mesmo.

Por que uma cama montessoriana é uma boa ideia?

Dentre os benefícios de oferecer a nossos filhos uma cama montessoriana estão:

  • Autonomia. Com o cama no chão, a criança pode entrar e sair dela livremente. Desde que o bebê começa a engatinhar, pode tomar essa decisão.
  • Segurança. O colchão baixo evita que o bebê caia da cama. Portanto não ao kit cama montessoriana. E, obviamente, não às barras. Ambos limitam o movimento livre.
  • Saúde postural. Por ser como um tatame, favorece a postura correta da coluna vertebral e a circulação.
  • Estímulo positivo. Deixar os bebês em um berço é privá-los de conhecer o mundo. Dependem de um adulto para sair. A cama no chão lhe da liberdade para explorar o entorno, podendo dar um melhor sentido à sua existência no mundo.
  • Economia e durabilidade. Um quarto tradicional de bebê é caro. Está adaptado às necessidades do adulto e não do bebê. Além disso, seus móveis se tornam obsoletos em pouco tempo. O berço não dura mais que 2-3 anos. Logo tem que passar a uma cama infantil e a uma cama individual de maiores. Com a cama montessoriana, se a questão é economizar, é possível comprar um colchão de 70 cm X 140 cm, para crianças de 0 a 5 anos. E, posteriormente, mudar para um colchão 90 cm x 190 cm.

A internet está repleta de imagens de camas inspiradas em montessori cheias de magia e beleza. Parecem caros e pouco acessíveis ao bolso da maioria. Isso é um verdadeiro engano. Com móveis simples e criatividade é possível fazer um quarto montessoriano com muito encanto. Veja como fazer camas montessorianas.

Tipos de camas montessorianas

Cama no chão

Essa é a forma mais básica do quarto montessoriano. É econômica e propicia autonomia e segurança para o bebê. Aliás, essa é a sugestão do método. Basta um colchão simples no chão para que a criança possa dormir comodamente, levantar-se e se deitar quando desejar, podendo interagir com o entorno livremente.

Cama casinha

Estou apaixonada pela cama casinha. Seu desenho é incrível e mágico. Além de que, por si só, é uma peça única de decoração. Na internet há um sem fins de imagens de quartos montessorianos com a cama casinha. Mas não se engane, nem toda cama casinha está em consonância com o método montessori.

Recomendamos a leitura do post como escolher uma cama casinha perfeita para seu filho. Aprenda a distinguir que cama casinha está adequada ao método e qual não. E encante-se com muitas inspirações de decoração de quarto montessoriano com a cama casinha.

Cama cabana montessoriana

A cama cabana é outro estilo que pode se encaixar perfeitamente ao método montessori. Além disso, é uma sugestão interessante para decoração de quarto infantil, podendo ser mais econômica do que a cama casinha.

Berço montessoriano

Esta foi nossa escolha. O berço de nossa filha possui três barras laterais. Uma delas é aberta, justamente para que possa ser acoplado à cama. Dessa forma. durante os primeiros 18 meses de Laura, fizemos cama compartilhada.

Agora o berço está em seu quarto. Está na altura mais baixa, próxima ao chão. Pareceu-nos ideal. Ela está encantada, pois pode subir e descer de seu berço/caminha quando deseja.

>> Recomendamos ver mais informações sobre berço montessoriano. Qual comprar para seu bebê? Todo berço é montessoriano?

Minicama montessoriana

A minicama montessoriana, nada mais é do que o berço sem grades. Em outras palavras, são camas com colchão 60 cm x 120 cm, colocadas ao nível do chão. Podem ser cama casinha, cama cabana, ou mesmo uma cama infantil baixinha.

Beliche montessoriano

Para quem precisa adaptar o quarto para atender a mais de um filho. O beliche montessoriano nada mais é do que ter um dos colchões (o mais baixo) ao nível do chão. A criança que dorme em cima, deve ter o acesso facilitado para descer e subir comodamente o beliche.

>> Veja mais informações sobre beliche montessoriano.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Observando as cores das borboletas

Transferência de líquido com conta-gotas

Parede de escalada para o quarto das crianças

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *