Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Camas montessorianas como fazer

Na internet há muitas imagens de quartos montessorianos que encantam. Essa magia de oferecer a nossos filhos a possibilidade de explorar seu entorno livremente é o que mais apaixona as pessoas. E o que mais chama a atenção no espaço são as camas montessorianas. A estrela da vez é a cama casinha. Mas atenção, nem toda cama casinha é coerente com o método montessori. Veja como escolher uma que seja perfeita para seu filho e atenda os princípios dessa filosofia.

Na realidade, a proposta do método é de um espaço bastante simples que vise a atender às necessidades da criança, fomentando sua autonomia e independência. Podemos escolher uma cama montessoriana que seja mais adequada a nosso filho e ao espaço do quarto, criando um ambiente cálido e acolhedor. No entanto fazer uma cama montessoriana é algo prático e econômico. E o melhor são os benefícios que traz a nossos pequenos:

  • Autonomia
  • Segurança
  • Saúde postural
  • Estímulo positivo ao aprendizado

@Pinterest

Camas montessorianas como fazer uma de baixo custo

Esse cinco passos ajudarão você a fazer uma cama montessoriana simples para seu filho.

  1. Coloque um tapete sobre o chão. Isso evitará a passagem de umidade e frio.
  2. Coloque um estrado de madeira no chão. Isso ajuda a circular o ar por debaixo do colchão, evitando que se estrague com o tempo.
  3. Coloque um colchão, do mesmo tamanho do estrado. O tamanho do colchão pode variar segundo o gasto que deseja realizar. Pode começar por um de berço de 60 cm x 120 cm, ou colocar diretamente um de solteiro, de 90 cm x 190 cm.
  4. Use lençóis, colchas e mantas para cobrir.
  5. Acrescente complementos. Se desejar dar um toque decorativo, coloque almofadas e bonecos de pelúcia.
Quarto montessoriano irmãos

@Instagram – justy_olive

O que não se deve usar em uma cama montessoriana

  1. Kit cama montessoriana. Os rolinhos não são coerentes com o método montessori. Ao colocá-los, o que consegue é limitar sua liberdade de movimento. Caso goste dos rolinhos, opte por colocar máximo três (o rolinho cabeceira, o rolinho de pé e o rolinho lateral mais próximo à parede). Deixe o outro lado completamente livre para que o bebê possa descer e subir da cama quando quiser.
  2. Para evitar amortecer possíveis quedas, as mesmas almofadas que decoram a cama, podem ser utilizadas como extensão da cama. Dessa forma, caso seu bebê saia rolando, não dará direto com o chão.
  3. Não coloque barras na cama. Isso é cercear o movimento do bebê. Uma cama no chão não significa só tirar as patas e manter todo o demais. O colchão no chão por si só já trás a segurança para o bebê. Ainda assim, caso queira colocar barras, porque se sente mais segura, use uma meia barra, que vá até uma altura que considere que possa proteger bebê, freando a queda. Ou, se se trata de um berço montessoriano, use como máximo três barras, tal como com o kit cama, deixando uma das laterais completamente livres para que o bebê possa se movimentar sem obstáculos.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Limites segundo Montessori

Montessoriando durante a viagem de avião

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *