Casa desorganizada, filhos ansiosos e estressados

0 188

Em outro artigo, mencionávamos alguns hábitos tóxicos nas relações familiares. Um deles é o caos. A ordem influi muito em nosso estado de ânimo. Portanto, a casa desorganizada pode afetar nosso cérebro, gerando-nos estresse, ansiedade e gerar diferentes sensações capazes de minar nossa energia e produtividade.

Se, no lar, há crianças, a desordem está justificada. Sério? Você já terá ouvido pais dizendo: “desculpe a bagunça, mas com crianças em casa…”. Muitos pais não limitam espaços para que seus filhos brinquem, dando-lhes liberdade para que estejam por todos os lugares da casa. isso está bem. Não significa permissividade, significa deixar que brinquem livremente.

No entanto, a partir dos 18 meses, devemos trabalhar com eles a responsabilidade por brincar e, posteriormente, guardar os brinquedos em seu lugar. Todos os membros da família (adultos e crianças) devem ser conscientes de que as casas são lares onde vivemos, desfrutamos, brincamos, mas também temos que nos sentir cômodos.

Manter o lar como um espaço agradável e tranquilo é responsabilidade de todos. Portanto, ao ensinar às crianças como cuidar de seus brinquedos, ensinamos a respeitar e valorizar o trabalho dos demais.

Casa desorganizada não é igual a crianças felizes

Para conseguir que as crianças sejam colaboradoras e recolham seus brinquedos, é preciso estabelecer rotinas, realizando tarefas no lar que sejam adequadas à sua idade (veja tabela Montessori). Além disso, é ideal que seus brinquedos estejam guardados adequadamente, separados por temas para que saiba onde guardar cada coisa quando termina de brincar. Para a criança é fundamental saber onde está cada coisa, para que possam colaborar na organização do lar.

Não há dúvida. Um lar desorganizado pode acabar causando estresse e ansiedade nas crianças. Bom, também em nós adultos. Casa desordenada não é igual a crianças felizes. Uma coisa é que ela tenha liberdade para usar os diferentes espaços da casa para brincar. Mas isso implica, terminar a brincadeira e reorganizar tudo. Outra coisa é viver em um espaço desordenado, entre objetos jogados por todos os lados, sem nenhuma ordem.

Se queremos que nossos filhos sejam organizados e capazes de estar concentrados em suas atividades, é necessário que lhe ofereçamos um ambiente organizado. Ao final do dia, ou quando seja conveniente, as crianças e os adultos devem organizar tudo para que, no dia seguinte, tudo esteja em seu devido lugar.

Ânimo, papais! Manter a casa em ordem, tendo filhos, é um dos grandes desafios da maternidade/ paternidade. O melhor é buscar o equilíbrio e a harmonia no lar. Evitar que o caos gere outros hábitos tóxicos que acabem ocasionando mais problemas de relacionamento entre os membros da família.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.