Todos queremos filhos autônomos, mas nem todos favorecemos um ambiente adequado para que a criança possa desenvolver suas habilidades. Para fomentar a autonomia em casa, o mais importante é

1. Cuidado pessoal

A partir dos 2 anos a criança demonstra muito interesse por seu cuidado pessoal. Tanto deseja se vestir sozinho como cuidar de sua higiene. Adaptando o lar, a criança poderá fazer tudo por si mesmo, sem depender da ajuda de um adulto. Dessa forma, se sentirá motivado em cuidar de si como fazem os adultos da casa. Ter uma pequena área de asseio a sua altura seria fantástico. Não podendo, tente adaptar o espaço do banheiro.

2. Cuidado com o ambiente

Podemos dar à criança a oportunidade de se responsabilizar por outro ser vivo, como regar uma planta ou alimentar um gatinho ou um cachorro.

3. Vida prática

Podemos deixar que nossos filhos colaborem com muitas tarefas do lar. Podem desenvolver pequenas tarefas domésticas, como preparar receitas fáceis (com supervisão e acompanhamento de um adulto), limpar o que se derrama no chão, limpar vasilhas, varrer o chão…

Oferecer utensílios de limpeza ao alcance da criança será muito útil para que se sinta integrado ao ambiente.

4. Área sensorial

Em casa podemos ter um espaço, sempre à altura da criança, com materiais Montessori (ou atividades e brinquedos inspirados no método) que permita a prática de manualidades, fomentando a habilidade motora fina.

5. Linguagem

Estimular a linguagem desde bebês é muito importante para que a criança consiga expressar corretamente suas necessidades e desejos. Ter um cantinho da leitura favorece à criança explorar o universo da leitura desde muito pequeninos.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Deixe Uma Resposta