Mesa de experimentação ou bandejas Montessori para atividades sensoriais

0 518

Em Montessori, para realizar as atividades e apresentar os materiais, se faz uso de tapete, panos e bandejas. Outra forma mais atual de apresentar as atividades às crianças é a mesa de experimentação. Tanto mesa como bandejas são formas similares. A mesa tem a vantagem de que já está na altura da criança. A bandeja deve ser colocada em cima de uma mesa para que fique à altura da crianças. Mas, em termos de funcionalidade, proporcionam os mesmos benefícios. Pode ser usada a partir dos 12 meses, quando o bebê conseguir caminhar com firmeza, mantendo-se de pé.

Como se usa a mesa de experimentação ou a bandeja Montessori?

Uma atividade cada vez

Cada vez que a criança usar a mesa de experimentação ou a bandeja, apenas uma atividade lhe será apresentada. Dessa forma, a criança sabe o que contém, o que fazer e como.

Sempre à altura da criança

A bandeja ou a mesa de experimentação devem estar acessíveis à criança. Isso despertará sua curiosidade, de tal forma que a aprendizagem surge de seu próprio interesse.

Ordem na apresentação

O mais provável é que, ao final da atividade, tudo esteja desordenado. No entanto, quando apresentamos a atividade, a criança deve encontrar tudo organizado.

Sempre deve estar limpa

Quando a criança recebe a bandeja ou a mesa de experimentação, tudo deve estar limpo. Se a atividade é com líquido, deve encontrar tudo limpo e sem nada derramado. Isso torna tudo mais atrativo aos olhos da criança.

Devem ser adaptadas

Uma bandeja que tenha asas ou uma mesa de experimentação com uma bandeja que se possa extrair é o ideal para que a criança, ou mesmo o adulto, possa transportar quando necessário.

Por que usar a mesa de experimentação ou a bandeja para apresentar os materiais à criança?

  • Delimita cada atividade de forma individual.
  • Facilita a tarefa de recolher e tirar os materiais.
  • Contribui a criar uma ordem clara no espaço e na mente da criança.
  • Dão o protagonismo que merece cada atividade e material.

Algumas mesas de experimentação

Veja algumas mesas de experimentação. Inspire-se!

Algumas bandejas Montessori

Uma das atividades que fizemos com Laura na bandeja foi a transferência de líquidos com esponja, que você pode conferir aqui mesmo no nosso blog. Veja alguns exemplos de atividades para serem realizadas nas bandejas Montessori.

E os tapetes e panos no Método Montessori?

Ao início desta publicação, mencionamos que o tapete e os panos também são utilizados para apresentar atividades para as crianças. Já dedicarei um post para falar de seu uso com mais calma Mas, em linhas gerais, ambos facilitam a delimitação da área de trabalho, permitindo a criança concentrar-se na atividade que está realizando.

>> Descubra mais:

atividades sensoriais para bebes montessori

você pode gostar também

Comentários

Loading...