DICAS DE LEITURA

Por que você deve fomentar o gosto pela leitura em seu filho?

gosto pela leitura

Devemos estimular nas crianças o hábito e o gosto pela leitura. Não devemos obrigá-las a ler. Tomem nota disso! Há série de razões pelas quais é importante ler.

Aqui aponto 10 motivos pelos quais devemos fomentar o gosto pela leitura em nossos filhos:

  1. Melhorará sua escritura e aumentará seu domínio do idioma.
  2. Melhorará sua capacidade de síntese.
  3. Despertará sua imaginação.
  4. Conhecerá muitas épocas e lugares.
  5. Melhorará sua saúde mental.
  6. Enriquecerá seu vocabulário.
  7. Elevará seu nível cultura.
  8. Melhorará sua capacidade de análise
  9. Diminuirá suas faltas de ortografia.
  10. Melhorará sua compreensão leitora.

No entanto, devemos evitar que, ao querer fomentar o prazer de ler, acabemos por matá-lo ao adotar condutas que levem a criança a odiar o ato de ler.

Como criar um ambiente de leitura em casa

Algumas ideias podem ser praticadas por nós adultos que acabam por favorecer a criação de um ambiente ideal para que a criança se sinta motivada para a prática da leitura:

  • Faça em sua casa um cantinho da leitura. Deixe, às mãos de seu filho, livros e materiais de leitura. Monte uma pequena biblioteca.
  • Leia com ele, demonstre sua paixão pela leitura. Inspire-o!
  • Converse com ele sobre o que está lendo. Interessar-se por suas leituras é uma ótima forma de incentivo!
  • Faça atividades de leitura com seu filho. Por exemplo, peça que, ao final da leitura, desenhe o que mais gostou do livro.
  • Lembre-se de que ler não é algo exclusivo de livros. Ofereça-lhe também gibis, revistas, jornais…
  • Deixe que eles escolham os livros segundo seu gosto. Não exija que leia um livro de princesa, se ele deseja ler um livro de terror.
  • Peça que ele recomende a você uma leitura. Pergunte que livro mais gosta. E leia o livro diante dele. Ao mesmo tempo em que você valoriza sua prática de ler constante, serve de exemplo para ele.
  • Acompanhe-o a uma livraria. Deixe que ele escolha o livro cuja leitura mais o atrai. Caso o livro seja mais caro do que você pode pagar, seja claro e explique que não tem dinheiro, que ele pode escolher outro de menor valor ou se esforçar para pagar parte do livro (seja retirando dinheiro de sua mesada, ou através do cumprimento de alguma tarefa). Essa pode ser uma boa oportunidade para mostrar-lhe que, muitas vezes, é importante a determinação e o esforço para conseguir o que se quer.
  • Se você tem ao menos dois filhos, de tempo em tempo faça uma festa do pijama em família. Uma das atividades será contar um conto. Peça que cada membro da família narre, brevemente, a história que mais gosta!

E fica uma última dica: nunca, nunca mesmo, use a leitura como um castigo. Você não estará educando seu filho, simplesmente estará matando seu gosto de ler um bom livro.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Conto Waldorf: O Homenzinho do Outono

Fichas gráficas para grafomotricidade

Livros infantis sobre dinossauros

Livro infantil sobre estrelas e planetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *