Educação Emocional

Só eu compro roupa de menina no departamento de meninos?

A boa filha ama brincar de bonecas. Está em plena explosão do jogo simbólico. Cuida de cada uma com carinho, da de comer, nina, conta história e slinga. Ama brincar de cozinha e tudo mais… coisas que qualquer um diria é típico de menina. Não, ela não brinca de boneca e de casinha porque é típico de menina, mas sim porque é o habitual de qualquer criança. Como qualquer criança de sua idade, experimenta o mundo. Joga bola, brinca de carrinho e de super-herói. E seus temas preferidos são os dinossauros e o espaço.

Sua imaginação lhe permite em questão de instantes ser uma princesa, mas também ser um super-herói. Ser uma arqueóloga ou ser uma astronauta. Qualquer coisa que queira ser é um indicativo das coisas que lhe chamam atenção no mundo. Saber aproveitar esse desejo de aprender é importante, pois a criança está mais propícia para o aprendizado.

Em casa, temos o cantinho da fantasia, um pequeno espaço com fantasias e acessórios para a boa filha dar rendas soltas à imaginação. Então, aproveitando os gostos atuais, estive buscando algumas novas peças e acessórios de super-heróis, dinossauros e espaço para permitir-lhe brincar com os temas que agora também lhe chamam a atenção.

Que difícil se nos limitamos a buscar peças de roupa de menina apenas em departamentos destinados a elas. Por isso eu nem penso. Já chego dizendo na loja:

– Tem alguma peça com tema de espaço?

– Pra menino. – 100% dos vendedores insistem na pergunta sexista.

– Não. Pra menina! – Sempre respondo enfaticamente.

– Ah não. Pra menina não tem nada. Tenho pra menino.

Fico pensando o quanto limitamos a criatividade de nossos filhos insistindo em separar roupas de meninos e de meninas por temáticas. Cansativo encontrar na seção de meninas apenas roupas de princesas e unicórnios, com muitos babados. Quero variedades. Não quero que a filha intensa brinque só de princesas, quero que ela possa ser o que sua imaginação desejar ser!

Que conste que, na minha infância, todas as meninas eram loucas por He-man, Homem Aranha, Batman e companhia! Gostaria de um futuro mais livre para nossos filhos. Eles merecem! E está claro que devemos fomentar o empoderamento feminino, permitindo-lhes ser livres e brincar do que quiserem. Afinal, assim conhecem o mundo e se tornam aptos para decidir melhor sobre seus próprios gostos.

Roupa de menina e de menino para brincar

Então, ficou curioso(a) para saber o que encontrei em minha busca no departamento de roupas de menino?

Homem Aranha, da C&A

roupa de menina super heroi 01

– Dragão, Lé com cré

dragao fantasia de menina

– Espaço, Zara

espaco pijama infantil

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *