Cantinho da fantasia estimula a criatividade

0 110

Há um tempo vi uma ideia genial: um cantinho da fantasia. Laura ainda é pequena e não está preparada para entender o que são as fantasias. Notamos que percebe que são roupas especiais, mas não chega a compreender seu uso.

cantinho da fantasia 04

Embora ainda não tenha despertado o interesse pelo uso de fantasias, Laura herdou várias peças de sua prima. Também adquirimos algum que outro disfarce. No lugar de deixar guardado em uma bolsa debaixo da cama, esperando a oportunidade, optei por criar o cantinho, aproveitando um espaço vazio do seu quarto.

É verdade que, em geral, colocamos fantasias em nossos filhos em datas especiais, como o carnaval. No resto do ano, guardamos a fantasia no armário e rezamos para que, no ano seguinte, Ainda caiba na criança para evitar comprar outra no carnaval.

Pois bem, a fantasia é muito mais do que um acessório carnavalesco. É muito mais do que se assemelhar a um personagem ou a um super-herói preferido. A fantasia deveria estar disponível para a criança para que brinque e desenvolva a criatividade. Nossa filha gosta de colocá-las mas não entende ainda que, a partir do uso delas, poderá criar e recriar mil e uma narrativas. Quando isso ocorra, temos certeza de que deixará voar a imaginação.

Como montar o cantinho da fantasia

O nosso cantinho da fantasia é bem simples e ainda está em fase de construção. Como lhes expliquei, a ideia está aí, ganhando forma. Será apenas após o uso real que a Laura dê ao espaço, que poderei repensar o espaço e decorá-lo melhor para atender às necessidades dela. Mesmo assim, para um começo, acho que não ficou nada mal, não é verdade?!

cantinho da fantasia 03

O cantinho conta com uma caixa de armazenamento com acessórios para se fantasiar: chapéu de bruxa, arcos, óculos, coroas… também conta com um cabideiro para deixar em exposição as fantasias. A Laura ainda não alcança o cabideiro. Tirar as fantasias não lhe custará muito, já que basta algum que outro puxão. Já colocá-las de volta… essa é uma tarefa que depende de nós pais. Ela é pequena e, mais pra frente, lhe ensinaremos como deixar o espaço ordenado da melhor forma possível, quando acabe a brincadeira, claro.

cantinho da fantasia 05

Para montar o cantinho da fantasia, não há muito segredo: cabideiro, caixas de armazenagem. O principal é contar com fantasias e acessórios.

Uma dica útil é que não precisa que as fantasias sejam de fato fantasias que imitem personagens, super-heróis ou animais. Panos de distintas texturas juntamente com acessórios são suficientes para que a criança dê asas à imaginação. No nosso cantinho da brincadeira ainda faltam os panos. Na correria do dia a dia, nunca me dá tempo de ir a uma loja e comprá-los.

Veja algumas imagens de como nossa filha se diverte no seu cantinho cheio de imaginação!

cantinho da fantasia 07

cantinho da fantasia 10

cantinho da fantasia 13

cantinho da fantasia 15

cantinho da fantasia 16

Ideias inspiradoras

Deixo aqui imagens de cantinhos das fantasias que inspiraram você!

você pode gostar também

Comentários

Loading...