Atividades EducativasEducação Emocional

Ter paciência: a grande lição do calendário do advento para as crianças

ter paciencia criancas calendario do advento

O calendário do advento é uma tradição natalina que remonta da época protestante alemã, durante o século XIX. Naquele período, as crianças tinham o costume de acender uma vela cada dia do período do advento. Esse é, desde o domingo do advento (dia que varia cada ano) até o 24 de dezembro. Atualmente, a tradição mudou um pouquinho. O calendário inclui os 24 primeiros dias de dezembro (do 1 ao 24) e, no lugar de velas, se completam com presentes ou chocolates. Mas não há dúvidas de que a maior lição do calendário do advento para as crianças é aprender a ter paciência.

Além disso, as necessidades familiares também tem feito passado a fazer parte da tradição. Dessa forma, há pais que, vendo a necessidade de passar mais tempo juntos, tendem a incluir, além de presentes e doces, propostas de atividades natalinas para fazer com as crianças.

Este é o nosso calendário do advento das emoções:

calendario do advento das emocoes 03

A maior lição do calendário do advento: ter paciência

Como você já sabe, a ideia de tempo para as crianças é muito diferente daquela que temos nós, os adultos. Eles não entendem porque podem comer um chocolate já ou porque tem que esperar até o dia 25 de dezembro para abrir os presentes de Natal.

O calendário do advento se torna um excelente recurso para ajudar as crianças a tolerar certas frustrações. Faz parte do ensinamento sobre a realidade da vida. Por se tratar de um processo lento e custoso, nós devemos ser compreensivos e pacientes quando não entendem exatamente a noção de tempo à qual fazemos referência.

calendario do advento natal como fazer criancas 62

@Pinterest

Ajudar nossos filhos a serem pacientes desde pequenos, facilitará que tenham a tranquilidade desejada para tomar decisões em situações de risco quando forem adultos.

E, como sabemos, as crianças aprendem melhor brincando. Daí que o calendário do advento, se utilizado como um jogo para ensinar a criança a ter paciência. Poderá ser muito útil para que a criança possa esperar, com calma, a chegada do dia tão esperado para poder abrir cada dia uma nova casinha e, assim, ganhar sua recompensa.

Embora o calendário do advento não faça parte da tradição natalina da maioria dos lares brasileiros, sugerimos que, neste ano, utilize como oportunidade de aprendizado para as crianças. Além disso, é uma excelente ideia para reunir a família ao redor do calendário e se divertir com as descobertas que nossos filhos façam a cada dia quando abra uma nova janela.

Como fazer o calendário do advento?

Atualmente, é possível comprar calendários do advento já prontos ou confeccionar o seu em casa. As possibilidades de uso de materiais são infinitas. Há quem use saquinhos de papel, copos de plástico, madeira, envelope… Outros buscam fazer do calendário do advento um elemento mais de decoração.

Recomendamos que veja a publicação abaixo com muitas inspirações para fazer um lindo calendário do advento com as crianças.

Atividades sobre o Natal para as crianças

Aposto que, com a proximidade do Natal você anda buscando atividades legais para fazer com as crianças, certo? Então, nós reunimos uma série de propostas de atividades sobre o Natal para as crianças inspiradas nas pedagogias alternativas: Montessori, Waldorf, Pikler e Reggio Emilia.

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *