AtividadesEducação Infantil

5 atividades para o desenvolvimento da linguagem do bebê

desenvolvimento da linguagem do bebe

Nós pais tendemos a fazer comparações entre nossos filhos. O meu já engatinha. O meu já caminha. O meu já fala… o meu é sempre o melhor. E quando não parece ser, tendemos a nos preocupar muito e querer apressar o seu desenvolvimento. Alguma mãe dirá: “Meu filho tem um ano e ainda não caminha. Que exercícios posso fazer para estimulá-lo?”. O ritmo de desenvolvimento da linguagem do bebê varia muito de um para outro.

Definitivamente, apressar a natureza não é bom. Cada criança é um mundo e tem o seu ritmo. Respeitá-lo é permitir que a criança se desenvolva corretamente. Por exemplo, independente do quanto o estimule, o bebê chegará um momento em que começará a falar. Isso é o normal.

No entanto, há muitos exercícios que favorecem a preparação da criança para o desenvolvimento correto de cada habilidade. Podemos ajudá-lo a fortalecer a musculatura da boca, facilitando a produção de determinados sons da fala, a partir da aplicação de algumas atividades.

Nossa filha tem 19 meses e já está em processo de desenvolvimento da fala. Já fala muitas palavras, mas ainda não chegou na fase de articular duas palavras. Pouco a pouco vai aprendendo a se comunicar através das palavras: água, mimi, papá, parque… Para ela, cada uma dessas palavras contem uma oração completa.

5 atividades para o desenvolvimento da linguagem do bebê

Para ajudá-la, lançamos mão de 5 exercícios que buscamos fazer, quando possível.

1. Ler juntos

Escolha aqueles que tenham texto repetitivo e que rimem, para praticar a articulação. Ler as imagens também é muito importante. Pedir que a criança identifique o que ocorre na história a partir das ilustrações é interessante. No caso dos bebês, pedir que identifiquem o que veem nominando personagens e objetos ajuda a fixar as palavras.

2. Cantar canções

Aqui em casa a cantoria está armada. Pena que somos todos desafinados. Amamos cantar. Estamos sempre cantando canções infantis para nossa pequena. Fazemos a coreografia ou sinalizamos os objetos para que integre a seu vocabulário novas palavras.

Mesmo assim, não sei o que passa. Nossa pequena não gosta das músicas do Mundo Bita e da Galinha Pintadinha. Gosta mesmo é de Bruno Mars, Katy Perry e Gine Kelly. Algo passa aí que não entendemos bem.

3. Brincar com dedoches ou marionetes

Os dedoches ou marionetes são ideais para criar historinhas. A criança pode praticar a articulação de forma frequente.

4. Contar histórias para os bonecos

Os bebês, na sua linguagem, podem se tornar narradores. Ao contar o que vê nos livros, tornam-se conscientes da capacidade de fala. Isso os ajudará a articular o pensamento e relacioná-lo às palavras. Embora nossa pequena apenas fale palavras soltas, vemos como elas já aparecem, aleatoriamente, em suas falas.

5. Conversar muito

Conversar muito com a criança ajuda muito. Os bebês tem sua linguagem própria. No entanto, devemos conversar com eles, tentando entender o que nos querem dizer. Em casa, costumo pedir que me conte o que está vendo ou o que está acontecendo. Laura o faz com gesto e tudo mais. Uma graça! Também, cada dia, contamos o que vivenciamos na jornada. Narro cada uma das principais atividades, para que ajude a recordar e fixar os acontecimentos em palavras.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

Atividades dos Três Porquinhos para Educação Infantil

Atividade de leitura e escrita criativa

Brincadeiras e atividades para bebês de 8 meses

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *