AtividadesMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Aprendendo a paleta de cores a partir da caixa de cores montessori

A caixa de cores é um dos materiais mais bonitos e interessantes do método Montessori. A partir do manuseio de tabletes de madeira as crianças aprendem, gradativamente, a paleta de cores. Discriminando as cores, compreendem a gradação de tons e sua nomenclatura. Também trabalham a lógica, a concentração e a memória. Enfim, um material bem completo que todos deveríamos ter em casa para trabalhar as cores com nossos filhos.

Na dúvida do que seja um material montessori? Veja estas duas publicações antes de entender o que é, para que serve e como utilizar a caixa de cores montessori.

Objetivos das caixas das cores

Os principais objetivos desse material montessori são:

  • Desenvolver a sensibilidade cromática com as cores.
  • Favorecer a discriminação visual.
  • Potenciar o emparelhamento de objetos iguais.
  • Enriquecer a linguagem

Aprendendo a paleta de cores através das caixas montessori

Caixa das cores nr 1

paleta de cores caixa de cores montessori 01

A caixa das cores nr 1 traz um conjunto de seis tabletes de cores primárias: 2 vermelhas, 2 azuis e 2 amarelas. Cada uma delas tem marcos de madeira que facilitam seu manuseio. Permite introduzir o conceito das cores e trabalhar o emparelhamento de objetos iguais. Além disso, é um exercício visual já que o único que varia no objeto é a sua cor. Nesse sentido, a criança se centra naquilo que realmente importa no material: a cor.

Para que a criança interiorize o conceito da cor, deve-se apresentar primeiro o material, emparelhando cada cor e depois pedir-lhe que faça o mesmo. Dê nome às cores também.

Esse material está recomendado para crianças a partir dos 18 meses até os 36 meses. A complexidade de uso do material aumenta segundo o interesse do menor.

Caixa das cores nr 2

paleta de cores caixa de cores montessori 02

A segunda caixa das cores de Montessori amplia a paleta de cores. Em total são 11 pares de cores: vermelho, amarelo, azul, laranja, verde, roxo, marrom, rosa, cinza, preto e branco. Cada placa tem molduras de madeira para facilitar o manuseio. Com a caixa das cores nr 2 a criança aprende as cores secundárias. Com os tabletes, ela pode emparelhar por cores, diferenciar cada cor e preparar para a leitura, já que primero lemos dados para, depois associá-los realizando conexões.

Caixa das cores nr 3

paleta de cores caixa de cores montessori 08

Esse material completa a paleta de cores ao trazer 63 tabletes de madeira de cores, ou seja, nove cores com 7 tons cada uma, do escuro ao mais claro (azul, vermelho, amarelo, roxo, laranja, verde, marrom, rosa e negro.

Como apresentar a caixa das cores

  1. O adulto desenrola o tapete ou manta de atividades.
  2. Escolhe uma caixa da cor e a situa à esquerda do tapete.
  3. Retira da caixa os tabletes, um a um, com movimentos suaves, pronunciando seu nome e olhando para a criança. Cada um deles na metade inferior do tapete, desordenadamente.
  4. Escolhe um dos tabletes, olha para a criança e pronuncia a cor. Posicione o tablete, com movimentos suaves, na parte esquerda superior do tapete.
  5. Gesticule lentamente e busque o par da cor anterior. Coloque a seu lado formando um casal.
  6. Repita o processo com as outras 2 cores.
  7. Devolva os tabletes à sua caixa, uma a uma, e com movimentos suaves, pronunciando, verbalmente, a cor à medida que são pegas.
  8. Opção 1: convide a criança a repetir a atividade. Opção 2: enrole o tapete e coloque este e a caixa a um lugar acessível à criança.

Onde comprar a caixa das cores?

A caixa de cores montessori pode ser feita em casa mesmo. Na internet há uma série de sugestões de como fazer uma caixa das cores com materiais e imprimíveis grátis. No entanto não aconselhamos. E as razões são bastante óbvias. Por se tratar de um material do método Montessori, tudo tem um porquê.

Os tabletes devem ser de madeira, porque absorvem melhor os tons das paletas de cores. Além disso, as bordas de madeira são muito úteis. Para o método Montessori, há um porquê para isso. Ao ter as bordas, a criança pode manusear corretamente o material sem entorpecer a visão. Em outras palavras, o foco da observação está na cor.

Para colocar os tons corretos das cores, pode ser um tanto difícil. Se para fazer em casa uma caixa das cores usasse tinta, seria necessária atenção redobrada para conseguir os tons corretos da paleta de cores. E se for um imprimível, é preciso uma excelente impressora que garanta a fidelidade dos tons.

Enfim, compensa e muito adquirir o material.

Como sugestão de lugar de compra, confiamos na qualidade de material da Loja Montessori Smirna. Vale muito a pena ter esse material em casa, já que traz benefícios muito interessantes para o desenvolvimento da criança. Deixo abaixo os links de cada uma das caixas.

Caixa de cores nr 1 >>
COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 05

Caixa de cores nr 2 >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 02

Caixa de cores nr 3 >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 06

Caixa de cores 32 pares >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 07

Nossa experiência com a caixa das cores montessori

Então, relataremos nossa experiência com a caixa das cores montessori em outras publicações para evitar fazer um texto muito largo. Pretendemos contar como trabalhamos a caixa das cores com nossa filha e que outras atividades podem ser realizadas a fim de que você também possa conhecer as outras funcionalidades do material. Por enquanto, deixo por aqui algumas propostas para trabalhar as cores com as crianças.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Torre montessoriana: o que é e para que serve?

10 melhores Atividades de alfabetização para aprender a ler e escrever

Caixa de fusos Montessori - O que é e como fazer uma

Alfabeto móvel de madeira - DYI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *