AtividadesAtividades sobre EmoçõesEducação Emocional

Aprender a Inspirar e Expirar – Mindfulness

mindfulness inspirar e expirar 01

Nesta publicação, compartilho um exercício de Mindfulness bem simples que convida a criança a ser consciente de seu corpo através da respiração. Ela vai inspirar e expirar lentamente, sentindo como o ar entra em seu corpo e como sai dele.

Para isso, vamos pedir que ela escolha um bicho de pelúcia ou um brinquedo pequeno do qual gosta muito. Sobre um tapete, a criança se deita. Você coloca o brinquedo em cima de sua barriga. Peça que a criança comece respirando lenta e profundamente. Sempre em silêncio. Ao fim da segunda respiração lenta, convide-a a sentir como o brinquedo se move para cima e para baixo, segundo o ar entre ou saia de seu corpo.

O ideal é que você faça o exercício primeiro, diante da criança que a observa em silêncio. Isso a ajuda a compreender melhor a sequência.

mindfulness inspirar e expirar 03

Ao tornar-se consciente do que ocorre em seu corpo, torna-se capaz de controlar melhor suas próprias emoções, especialmente, as negativas. Se trabalhamos a respiração com a criança desde bebês, conseguimos que, em momentos de raiva, consiga dar a volta mais rápido, já que se torna capaz de reconhecer que inspirar e expirar, lenta e profundamente, ajuda a voltar à calma. Dessa forma, contribuímos para sua Educação Emocional.

mindfulness inspirar e expirar 02

Brincando de Mindfulness

Este exercício de Midfulness é muito conhecido e está entre uma das atividades propostas no livro-caixa Brincando com Mindfulness, de Patricia Calazans.

Link de compra:

Compartilho el link com nossa resenha sobre o livro:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Brincando de Mindfulness

Atividade com sons das vogais AEIOU - Mindfulness

Mandalas para colorir

5 atividades para controlar as emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *