Os palitos de picolé que, quase sempre, vão parar no lixo, são super úteis para preparar um sem-fim de brincadeiras, atividades e exercícios para bebês e crianças. Não os jogue fora, aproveite-os. Nesta publicação, compartilhamos a dica de uma atividade com palitos de picolé para trabalhar a coordenação olho-mão em bebês.

A coordenação olho-mão, também conhecida como coordenação óculo-motora, óculo manual ou visomotriz, nada mais é do que a habilidade que nos permite realizar tarefas integrando, simultaneamente, a informação que nos facilitam os olhos (percepção visual do espaço) para guiar o movimento das mãos.

Como você já sabe, o bebê explora o mundo através das mãos. Pouco a pouco, vai aprimorando os movimentos das mãos coordenando com a sua percepção visual do espaço. E, para estimular o desenvolvimento dessa habilidade, precisamos de poucos materiais.

Atividade com palitos de picolé para encaixar

Quando comecei a publicação, adverti-lhe não jogar fora os palitos de picolé. Eles serão muito úteis para o bebê.

brinquedo com garrafa e palitos 05

Uma garrafa de plástico e palitos. Isso é tudo o necessário para que a criança aprimore a habilidade.

brinquedo com garrafa e palitos 02

Se você tem, em casa, uma estante de atividades com rodízio de tarefas, materiais educativos e/ou brinquedos, essa é uma sugestão ótima para compô-la. Em uma bandeja, ofereça uma garrafa de plástico e os palitos.

brinquedo com garrafa e palitos 03

Por que você não vê uma bandeja aqui? Simplesmente porque a atividade surgiu ao acaso. Enquanto arrumava a cozinha, a pequena começou a encaixar os palitos na garrafa. E assim esteve por um bom tempo.

brinquedo com garrafa e palitos 04

Nessa atividade com palitos de picolé, Laura teria completado um ano dias antes. Naquele período, ela tinha uma estante de atividades. Então, inclui a proposta como uma opção de jogo e ela aproveitou muito, brincando durante muitos dias. Antes que me perguntem, atualmente Laura está com 4 anos e meio e sua antiga estante de atividades se tornou uma estante de materiais de criação, sobre a qual dedicarei alguma publicação mais adiante, assim que me der tempo.

Vale mencionar que, além de estimular o desenvolvimento da coordenação olho-mão, essa atividade com palitos de picolé trabalha a coordenação motora fina, a concentração e a atenção.

brinquedo com garrafa e palitos 08

Uma coisa é certa! Esses palitos de picolé tem rendido muitas brincadeiras e atividades legais e divertidas até hoje!

Author

Deixe Uma Resposta