AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoAtividades de ArtesAtividades de Coordenação MotoraHistória Infantil

Atividade corporal com A bailarina de Cecília Meireles

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 02

É possível a partir de um poema a criança brincar com o próprio corpo? A resposta é um redondo SIM! A partir da leitura do poema A bailarina, de Cecília Meireles, Laura realizou uma bonita atividade corporal, de coordenação motora. A minha pequena quer ser bailarina. É fascinante ver como, sem música, apenas escutando os versos de um poema, a criança move seu corpinho, com movimentos delicados e bonitos.

Já lhes comentei por aqui que, há algum tempo, lemos para nossa filha o livro de poemas Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles. Em uma de suas páginas está a poesia A bailarina. A ilustração é maravilhosa. Cada vez que chegamos à página do poema Laura solta um grito: “Mamãe, lê A bailarina!“. E lá vamos nós.

Outro dia abriu uma das gavetas da minha cômoda e encontrou seu novo body e as novas sapatilhas de balé. A partir do próximo curso escolar, nós a inscreveremos em uma escola de dança. Adivinhem? Fará balé. Então, quando encontrou a nova roupa, ficou emocionada, quis por logo a roupa.

Preparou-se todo. Que não me esquecesse de fazer um bonito coque em seu cabelo. E assim foi!

Lembrei-me do poema e lhe disse: “Que acha de a mamãe ler o poema A bailarina, enquanto você dança?“. Ela topou na hora. O papai foi chamado para ser a “plateia do show” e tirou as fotos da nossa pequena bailarina.

Atividade corporal a partir do poema A Bailarina

Como lhes comentava, sentei-me e comecei a ler o poema. Como ela já o conhece muito, à medida que escutava as ações da bailarina, ela buscava reproduzir em um baile corporal. É certo, não havia música. Mas sim havia uma bonita melodia comandada pela harmonia do ritmo do poema de Cecília Meireles. É também uma interessante atividade de artes, de linguagem e de interpretação. Mostra a criança como o corpo fala e entende as palavras.

A bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 01

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 02

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta bem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 03

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 04

Ao terminar o poema, ela pediu que colocasse a Ciranda da Bailarina, de Adriana Calcanhoto. Ela, simplesmente, dançou e bailou com tanta suavidade. Uma atividade corporal maravilhosa. Mesmo sem ter tido aulas, tentava imitar a delicadeza de uma bailarina. Suas mãozinhas bem postas, suas tentativas de ficar na ponta de um pé só, seus rodopios nada equilibrados…

Fica a dica! Quando a criança pegar algo em seu armário e quiser coloca-lo, não se irrite. Observe as bonitas coisas que é capaz de fazer. Divirta-se com ela!

Trabalhando com os poemas de Cecília Meireles

Desde que comecei este post, mencionei algumas coisinhas e gostaria de deixar aqui registrado para que você possa ver possibilidades de atividades para trabalhar a poesia de Cecília Meireles com as crianças.

Bom, primeiro deixo a indicação de onde comprar livro Ou Isto ou Aquilo, cujos poemas nos proporciona tantas vivências em casa com nossa pequena.

Agora compartilho outras propostas de atividades com os poemas de Cecília Meireles:

E, também, 30 poesias da escritora brasileira para ler com as crianças ou por elas mesmas:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

História Infantil

Na seção História Infantil, conheça mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.  É uma oportunidade única de formar sua pequena biblioteca, selecionando livros infantis interessantes.

Posts relacionados

Ideias circuitos infantis para fazer em casa ou ao ar livre

Atividade sobre emoções e sentimentos

Atividade cores primárias para crianças

Circuito infantil na natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *