Leve e pesado são dois conceitos básicos que podemos trabalhar com as crianças da Educação Infantil. Nesta publicação, sugerimos 4 propostas de atividade sensorial para a compreensão dos conceitos leve e pesado.

Leve e pesado

O que é leve e o que é pesado? Essa é uma atividade sensorial que convida a criança a tocar e sentir o objeto. Para isso, selecionei o mesmo objeto com pesos diferentes. Por exemplo, dois livros, duas pedras, dois cubos…

Sobre o tapete Montessori tracei uma tabela. De um lado, Laura deveria colocar os materiais leves e de outro os pesados. Todos eles se encontravam em uma cesta.

atividade de conceitos leve e pesado

Para favorecer a compreensão dos conceitos, convide a criança a encontrar os objetos similares. Tocar um e outro. Observar tamanho, forma e sentir o peso. Qual é o mais leve? Qual o mais pesado? É assim como ela integra os conceitos.

atividade leve pesado

Conceitos de leve e de pesado com a Torre Rosa montessoriana

Proposta sensorial para que a criança reconheça, através dos sentidos qual objeto pesa mais e qual menos. Nós fizemos usando os cubos da Torre Rosa montessoriana. Como vocês já sabem, esse é um material que Laura utiliza muito em casa. Sempre estamos recriando seu uso, aproveitando suas múltiplas facetas.

Antes de mais nada, se você não conhece a torre rosa, aconselho que leia o post abaixo:

Torre rosa, o material ícone do método Montessori

Você terá visto a beleza do material e o quanto pode ser útil no desenvolvimento da criança. Laura o tem há bastante tempo. Se bem que é certo que seu primeiro uso é montar a torre na horizontal, podemos oferecer outras possibilidades de uso à criança. Então, para trabalhar os conceitos de leve e pesado, fizemos uma atividade sensorial com a Laura. Se você não tem a torre rosa, pode fazer o mesmo com outros objetos.

Após montar a torre rosa na horizontal, cobri seus olhos com uma venda. Já sem poder ver, separei dois cubos de tamanhos e pesos distintos. E coloquei diante dela. Pedi que esticasse as mãos e pegasse o primeiro. Depois que pegasse o segundo.

atividade leve e pesado para educacao infantil 03

Ao levantar cada um deles, podia sentir o peso em suas mãos, bem como a diferença de tamanho, o que aportava um conceito a mais na hora de distinguir. Já com as peças de volta ao tapete, perguntava: “Qual cubo pesa mais?” e “Qual cubo pesa menos?”.

atividade leve e pesado para educacao infantil 04

Caso duvidasse, podia voltar a pegar cada um deles.

atividade leve e pesado para educacao infantil 05

Foi um momento de aprendizado bem interessante. De por si, essa é uma atividade de linguagem que propicia a ampliação do vocabulário da criança, ao aprender novas palavras. Na hora de selecionar o material a ser usado para trabalhar os conceitos, opte por aqueles que não causem facilitem o aprendizado.

atividade leve e pesado para educacao infantil 06

Atividade leve e pesado com pedras

Essa foi uma atividade que surgiu com muita naturalidade. Durante uma viagem, em plena natureza, a pequena da casa pegou pedras. Sentindo uma a uma com as mãos, comparou e ordenou da pedra mais leve à mais pesada.

nocoes-de-leve-e-pesado-scaled

Leve ou pesado? Flutua ou afunda?

Outra possibilidade de brincadeira para entender os conceitos de leve e de pesado é relaciona-lo com os de flutua ou não flutua. O ideal é pegar objetos de formatos similares mas com materiais diferentes. Os mais leves flutuam, enquanto os mais pesados afundam.

atividade-de-ciencias-sobre-a-pascoa

Espero que tenham gostado das nossas dicas!

Author

Deixe Uma Resposta