A figura geométrica é a representação visual de figuras que delimitam superfícies planas através de um conjunto de linhas (lados) que unem seus pontos de um modo específico. Dependendo da ordem e número de lados nos referimos a uma ou a outra figura. Desde pequenos, nossos meninos e meninos devem ter contato com essas figuras. Esta publicação traz uma série de atividades com formas geométricas na Educação Infantil. Veremos como as crianças aprendem as figuras brincando.

Quando trabalhamos as formas geométricas permitimos que nossas crianças deem o primeiro passo para o estudo de geometria e do raciocínio espacial.

Qual o objetivo de trabalhar formas geométricas na Educação Infantil?

Nosso mundo é geométrico. Tudo é feito de formas. Logo, os bebês tem contato com as formas geométricas desde pequenos. Brinquedos que são círculos, quadrados, triângulos… um colchão retangular, um prato circular… e por aí vai.

Como veem, embora a geometria pareça um bicho de sete cabeças, não o é. Vivemos em um mundo geométrico. Contudo, esquecemo-nos disso e não potenciamos o aprendizado desde quando nossos filhos são bem pequenos.

Quais são as formas geométricas básicas?

Podemos trabalhar as seguintes formas geométricas na Educação Infantil:

  • círculo
  • quadrado
  • retângulo
  • triângulo

Há outras formas que podem ser introduzidas, mas essas quatro são as básicas e mais importantes. São as que compõem os blocos lógicos, um material único para trabalhar geometria com as crianças.

Como ensinar as figuras geométricas?

Podemos ensinar as figuras geométricas através de brincadeiras e atividades divertidas. As formas geométricas na Educação Infantil devem ser aprendidas através do movimento corporal ou dos traçados, através de recorte e colagem ou de quebra-cabeças. Enfim, há muitas possibilidades. Por aqui colocaremos algumas delas!

Formas geométricas na Educação Infantil

Vamos começar a abordar as figuras geométricas a partir da apresentação de três materiais que consideramos imprescindíveis:

1. Blocos Lógicos – Figuras geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo) de madeiras ou plástico com 4 características distintas. A partir dessas características, o jogo apresenta um total de 48 peças que se diferenciam entre si em um ou mais atributos. Por exemplo, uma peça pode ser um quadrado amarelo, fino e pequeno ou pode ser um quadrado amarelo, grosso e pequeno.

2. Sólidos geométricos – Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular

Carlu Brinquedos - Caixa de Madeira, 4+ Anos, 11 Peças, Color Multicolorido, 1622
  • Confeccionado em madeira
  • Com 11 formas geométricas
  • Embalagem: caixa de madeira com tampa serigrafada medindo 18 x 18 x 6 cm; lacrada com película de PVC encolhível

3. Tangram – puzzle de 7 peças geométricas com as quais as crianças pode fazer uma série de montagens.

Atividades com formas geométricas para Educação Infantil

Além dos materiais indicados, podemos fazer uma série de outras atividades que favoreçam o aprendizado das figuras geométricas.

1. Aprender figuras geométricas na Educação Infantil

Uma das atividades para trabalhar formas geométricas na Educação Infantil é reproduzir as imagens presentes nos cartões.

aprender figuras geometricas na educacao infantil

Para reproduzir as figuras geométricas, foram usados palitos de madiera e massinha. Cada bolinha representa um vértice que unirá os palitos. E, cada um dos palitos, representa um lado da figura geométrica.

Moldes de formas geométricas para imprimir:

Com esses mesmos cards propusemos fazer a atividade usando um jogo de bastões e bolinhas magnéticas:

formas geometricas na educacao infantil

>> Desenhos com figuras geométricas para imprimir e colorir

2. Desenhos geométricos com formas geométricas

Trazer tesouros da natureza para casa depois de um passeio e aproveita-los para fazer desenhos geométricos. Separamos números para identificar a quantidade de lados da figura e galhos. Não colocamos cards para que servissem de base. A ideia é a criança tentar desenhar a forma geométrica unindo os vértices.

Triângulo

formas geometricas com elementos naturais triangulo

Quadrado

formas geometricas com elementos naturais quadrado

Pentágono

formas geometricas com elementos naturais 01 pentagono

Essa atividade pode ser realizada com todo e qualquer elemento natural. Não precisa trazer para casa. A criança pode experimentar fazer as imagens no próprio ambiente natural. Folhas, pedras, castanhas, frutas… todos os elementos alinhados podem dar forma a figuras geométricas.

3. Completar a simetria das figuras geométricas

O objeto é completar a simetria das figuras com uso de uma ficha e um lápis. Essa atividade pode ser proposta à criança a partir dos 3 anos. O ideal é que ela já tenha um conhecimento das formas geométricas. Imprima a ficha abaixo:

complestar as formas geometricas 02

Depois de imprimir a ficha, a criança deve completar a simetria das formas geométricas. Na primeira coluna, estão as figuras. Na segunda, apenas um dos lados.

complestar as formas geometricas 01

Cabe à criança completar a forma. E na última, à mão livre, a criança desenha a figura. Esse é um exercício de geometria bem interessante para nossos meninos e meninas.

4. Classificar as formas geométricas

Outra atividade com formas geométricas na Educação Infantil é a de classificação. Reconhecer as formas e classifica-las em triângulo, quadrado ou círculo.

classificacao de formas geometricas

Essa atividade pode ser feita com diferentes materiais: papelão, cartolina, goma eva, feltro. Recorte as formas e, posteriormente, pequenas formas de diferentes cores. A criança deve reconhecer as formas e relaciona-las adequadamente.

Outros exemplos:

aprender figuras geometricas classiicacao 1

aprender figuras geometricas classificacao

aprender figuras geometricas classificacao 5

aprender figuras geometricas classificacao 4

aprender figuras geometricas classificacao 3

aprender figuras geometricas classificacao 1

5. Quebra-cabeça geométrico

Trabalhar o reconhecimento das formas através de um quebra-cabeça geométrico. É possível fazê-lo com papelão. Recorte quadrados, desenhe a figura geométrica em cada um deles. Pinte e recorte as partes do quebra-cabeça.

quebra-cabeca de formas geometricas

Veja outras inspirações:

aprender figuras geometricas quebra cabeca

aprender figuras geometricas quebra cabeca 2

6. Bandeja sensorial

Esconder figuras geométricas em uma bandeja cheia de grãos. A atividade consiste em encontrar as formas e classifica-las em uma bandeja.

aprender figuras geometricas bandeja sensorial

7. Desenhando as figuras geométricas

Aprender a desenhar sem usar o lápis. Assim deve ser o trabalho da criança prévio ao de escrever. Fazer imagens de estradas com formas geométricas pode favorecer o aprendizado de seus traços.

aprender figuras geometricas tracos no chao

8. Sequenciação

Agrupar as figuras geométricas tendo em conta uma sequência pré-determinada.

aprender figuras geometricas sequenciacao

aprender figuras geometricas sequenciacao 1

10. Aprender figuras geométricas com palitos de picolé

Inúmeras possibilidades de uso dos palitos de picolé para que a criança possa aprender melhor as figuras geométricas.

aprender figuras geometricas palitos de picole

aprender figuras geometricas palitos de picole 5

aprender figuras geometricas palitos de picole 3

aprender figuras geometricas palitos de picole 2

aprender figuras geometricas palitos de picole 1

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas!!

Author

8 Comments

  1. SAID JAMILES DA SILVA BARRETO Reply

    PARABÉNS PELAS ATIVIDADES CRIATIVAS, ESTOU EMOCIONADA DE VER A DIVERSIDADE DE MANEIRAS QUE POSEMOSTRABALHAR COM NOSSOSPEQUENOS GIGANTES. GRATA POR ME PERMITIR TER ACESSO A ESSES MATERIAIS RICOS.

  2. Anisia de Araújo Carvalho Reply

    Estou encantada com tantas opções de trabalhar uma atividade.Tenho 3 alunos especiais e isso ajuda muito.👏👏👏👏

    • Karina Reply

      Que bom que o conteúdo lhe é útil!! Espero tudo o que vamos propondo possa sempre inspirar pais e professores em busca de uma educação mais consciente e respeitosa!

  3. Oi. Essas atividades podemos trabalhar com a educação especial. É fácil fazer e é bem criativo. Obrigado

  4. Viviane Figueira Reply

    Uau! ideias simplesmente maravilhosas. blog muito bom!

    Eu tenho alguma dificuldade em criar estratégias de aprendizagem para a educação infantil e você clareou a minha mente. obrigada!

Deixe Uma Resposta