Atividades de MatemáticaBrinquedos de madeiraBrinquedos e Jogos

Blocos lógicos: o que são, para que servem e atividades para Educação Infantil

blocos logicos

Você conhece os blocos lógicos? Nós temos este material há uns meses e, desde então, seguimos brincando e aprendendo muito com eles. Já tinha muita vontade de escrever esta publicação e compartilhar com vocês a importância dos blocos lógicos na Educação Infantil. Aqui você descobre o que são os blocos lógicos, para que servem, como trabalhar com as crianças e, claro, várias sugestões de atividades para as crianças do maternal e educação infantil.

O que são os blocos lógicos?

Os blocos lógicos, cuja criação é atribuída ao matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são peças de madeiras ou plástico com 4 características distintas.

  • Cores dos blocos lógicos (3): Azul, Amarelo e Vermelho
  • Forma (4): Quadrado, Retângulo, Círculo e Triângulo
  • Tamanho (2): Grande e pequeno
  • Espessura (2): Grosso e fino

A partir dessas características, o jogo apresenta um total de 48 peças que se diferenciam entre si em um ou mais atributos. Por exemplo, uma peça pode ser um quadrado amarelo, fino e pequeno ou pode ser um quadrado amarelo, grosso e pequeno.

Para que servem os blocos lógicos?

Os blocos lógicos são muito usados no ensino da matemática, mas perfeitamente pode ser utilizado nas áreas de linguagem e de artes, por exemplo. Tem como objetivo principal o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança. Suas possibilidades de uso são ilimitadas. Por ser um material manipulativo e sensorial, seu uso é recomendadíssimo, já que permite à criança aprender os conceitos básicos de cor, forma, tamanho e espessura a partir de uma vivência mais concreta.

O que os blocos lógicos desenvolvem?

Como já afirmado, os blocos lógicos tem o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-matemático da criança. E como?

  • A criança desenvolve a lógica para classificar objetos em função de suas características principais.
  • Ela aprende a agrupar, fazer conjuntos e estabelecer semelhanças e diferenças dos distintos blocos.
  • Aprende a fazer séries baseadas em determinadas características das peças.
  • Aprende o conceito de número.

Vale mencionar que, para trabalhar os números, usamos muito a escala Cuisenaire em casa. Deixo o link para que possa ver o material e sugestões de atividades:

Atividades com blocos lógicos

Os objetivos de uso dos blocos lógicos são super interessantes, não é? Com certeza você já deve estar curioso(a) para saber como usar os blocos lógicos? O que posso trabalhar com eles? Como trabalhar? Eis que chegamos à parte prática. Compartilho com vocês várias sugestões de atividades com blocos lógicos para Educação Infantil, maternal e Ensino Fundamental. No entanto, antes mesmo de começar, gostaria de responder a algumas dúvidas que podem surgir:

A partir de que idade a criança pode começar a suar os blocos lógicos?

Os blocos lógicos podem ser utilizados com crianças a partir dos 2 ou 3 anos. Tudo depende do tipo de atividade que vai propor à criança. Como é um material manipulativo e sensorial, podemos permitir a criança usá-lo como peças soltas para o brincar livre, como sugerir atividades mais elaboradas com os atributos lógicos.

Buscarei agrupar as atividades por suas características similares e tentarei estabelecer uma sequência por idade. No entanto, tenha em conta que o que determina a realização de uma ou de outra é saber que a criança está preparada para fazer o exercício. Ou seja, se estou apresentando o material à criança, pela primeira vez, aos 5 anos, devemos sempre partir do mais básico que é o brincar livre para que se familiarize através da manipulação para ir, paulatinamente, apresentando novas propostas.

Atividades com blocos lógicos para maternal

A partir do dois anos a criança já pode ter contato com os blocos lógicos. Ainda no maternal, o trabalho é muito manipulativo e sensorial. Como são bebês, podemos permitir-lhe muitos momentos de brincar livre, para que, sem pressa, manipule cada uma as peças e faça suas primeiras observações.

É dessa forma que, ao estar em contato, brincarão com elas seja fazendo construções ou figuras de nosso entorno, como uma casa.

Também pode ocorrer que, ao se dar conta de que há peças iguais pequenas e grandes, estabeleçam o jogo simbólico, brincando de mamãe e bebê, por exemplo.

Atividades lúdicas com blocos lógicos
– Fazer torres

Tanto é possível observarmos como a criança constrói uma torre com as distintas peças, de forma aleatória…

atividades ludicas com blocos logicos torre

… como podemos ver a maneira como constrói uma torre a partir de um atributo. No caso da imagem abaixo, a característica era a cor azul. Veja que curioso como, por si só, a criança agrupa as peças por suas formas também. Na base os círculos, seguidos pelos retângulos, quadrados e triângulos.

atividades ludicas com blocos logicos torre 01

– Fazer construções

A criança, a todo tempo, levanta hipóteses. Tenta construir coisas que se assemelham ao que há em seu entorno. E é assim que vai se familiarizando com as características de cada uma das peças.

atividades ludicas com os blocos logicos construcao

– Jogo simbólico

Se a criança está submergida no jogo simbólico, é bem provável que use as peças para brincar de mamãe e bebê, por exemplo. As diferenças de tamanho e espessura das peças podem favorecer a brincadeira.

atividades ludicas com blocos logicos jogo simbolico

Atividade para criar figuras com blocos lógicos

Outra maneira de brincar com os blocos lógicos é fazer desenhos com as peças. É possível fazer uma casa, um boneco, um trem, um trator… Enfim, há várias possibilidades. Essa é uma atividade para maternal, quando se usa apenas a ideia de recriar o desenho proposto.

atividade para criar figuras com blocos logicos casa

Mas também é uma atividade ímpar para a Educação Infantil, quando podemos complicar um pouco mais e usar os atributos lógicos para desenvolver o raciocínio lógico da criança. Veja a mesma proposta com uso de atributos lógicos:

atividade para criar figuras com blocos logicos casa 01

É por isso que afirmei que, ainda que as atividades anteriores possam ser usadas na etapa do maternal, podem ser, igualmente, trabalhadas na Educação Infantil. Isso porque, uma atividade pode ganhar várias outras versões com níveis mais avançados.

Compartilho com vocês algumas fichas com figuras para trabalhar os blocos lógicos:

Atividades com blocos lógicos para Educação Infantil

Compartilho com vocês várias sugestões de atividades com blocos lógicos para crianças entre os 3 e os 6 anos. Quando nos damos conta de que a criança já está se acostumando aos blocos lógicos é quando começamos a introduzir e definir os conceitos de cor, forma, tamanho e espessura. E como o fazemos? Isolando cada uma dessas características, a fim de que utilizem somente os blocos que representam uma determinada característica. Essas são as chamadas atividades de classificação.

Atividades de classificação com blocos lógicos

Como a criança aprende a conhecer as características e seus valores? Primeiro, manipulando as peças e percebendo suas características a partir da observação. Em seguida, o adulto assume um papel fundamental ao trabalhar a área de linguagem, atribuindo os nomes e conceitos de cada uma das características das peças. O adulto pode fazer perguntas do tipo: “Que bloco é este? Estes dois blocos são iguais? Quais são as diferenças?

Na imagem abaixo, Laura em seu primeiro contato com os blocos lógicos. Como está em um período sensível para a ordem e classificação, fez um agrupamento por cores. Também é possível trabalhar com a criança o agrupamento das peças por formas, tamanhos e espessuras.

atividade de classificacao com blocos logicos 01

Os jogos podem se complicar à medida em que vamos combinando características. E que infinidade de propostas de agrupamentos podem surgir combinando os atributos. Veja alguns exemplos:

– Atributos: Cor azul e suas formas

atividade de classificacao com blocos logicos 02

– Atributos: tamanho e cor

atividade de classificacao com blocos logicos 03

– Atributos: Formas e cores

atividade de classificacao com blocos logicos 04

– Atributo: espessura

atividade de classificacao com blocos logicos 08

– Atributo de negação: cor

atividade de classificacao com blocos logicos 05

atividade de classificacao com blocos logicos 06

Atividades de seriação com blocos lógicos

Podemos sugerir atividades de seriação, ou seja, a criança deve ter em conta as características da série para criar uma espécie de serpente. Essa é uma proposta excelente. Podemos começar com duas variações e depois ir ampliando.

atividade de seriacao com blocos logicos 01

atividade de seriacao com blocos logicos 02

Podemos combinar os atributos, usando as fichas com características ou criar o início da sequência para que a criança estabeleça a lógica e de sequência à série:

atividade de seriacao com blocos logicos 03

Atividade com blocos lógicos para imprimir

Nossa educação, infelizmente, está muito atrelada ao imprimir fichas como material educativo. Eu sugiro tentar usar o mínimo o material impresso, salvo quando seja necessário. Como você já viu até aqui, podemos sugerir uma variedade muito grande de atividades sem recorrer, constantemente, ao material impresso.

Darei dica de uma atividade com blocos lógicos para imprimir mas que, você pode, perfeitamente, substituir essa base por papelão ou usar fita adesiva colorida no chão ou na mesa.

Tabela de dupla entrada

Um exercício muito conhecido é a tabela de dupla entrada. Trata-se de colocar o bloco correspondente em uma tabela cujas filas indicam um atributo. Por exemplo, a cor. Em uma coluna, coloca-se as peças de uma cor e, na outra, tendo em conta suas demais características, se coloca a mesma na outra cor.

atividade com blocos logicos para imprimir 03

Podemos sugerir combinações de características.

atividade com blocos logicos para imprimir 02

atividade com blocos logicos para imprimir 05

E, também, podemos fazer tabelas em outros formatos que trabalhem combine várias características. ç

atividade com blocos logicos tabela de dupla entrada

→ Link para imprimir a tabela de dupla entrada.
Atividade de orientação e sentido com blocos lógicos

Outra possibilidade é uma tabela de orientação. Neste caso, fiz usando os triângulos. É possível você pode criar tabelas de orientação e sentido diferentes e mais complexas.

atividade de orientacao e sentido com blocos logicos

→ Link para imprimir a atividade de orientação e sentido.

Atividade criativa com blocos lógicos – A bolsa misteriosa

Há algum tempo escrevi uma publicação sobre uma atividade conhecida como bolsa misteriosa Montessori. É uma atividade da área sensorial, cujo objetivo é treinar o sentido esterognóstico, posto que a criança deve reconhecer os objetos a partir do tato simplesmente. Além disso, trabalha com o vocabulário.

Usamos a bolsa misteriosa com os blocos lógicos. No interior, uma série de objetos que temos pela casa nas distintas formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). Laura retirava da bolsa um objeto, dizia seu nome e sua forma. Dessa forma, fazia uma classificação por forma. Usamos os blocos lógicos para indicar as formas geométricas. O amarelo foi a cor escolhida pela pequena da casa para fazer a brincadeira.

atividade criativa com blocos logicos 01

atividade criativa com blocos logicos 02

Atributos dos blocos lógicos para imprimir

Desde que começou a ler esta publicação, você terá se dado conta de que, por inúmeras vezes, comentamos sobre os atributos lógicos, que nada mais são do que as características das peças. Como material, os atributos lógicos se constituem de 24 fichas, sendo 22 com formas geométricas e 2 coringas. Esse é o complemento perfeito para os blocos lógicos já que permite ampliar suas possibilidades de uso para trabalhar o raciocínio lógico-matemático.

Aliás, a recomendação é combinar os bloques lógicos com os atributos lógicos, já que torna a experiência mais enriquecedora. Dentre as propostas didáticas de uso estão:

  • Classificações por distintos critérios
  • Seriações
  • Definições a partir de uma qualidade
  • Mudança de qualidade
  • Compreensão da negação

A nossa caixa de atributos lógicos não é vendida no Brasil. E, na realidade, não encontrei nenhum lugar que a venda. Mas, sim, é possível imprimi-las. Então, minha dica de ouro é plastificar as fichas para que durem no tempo. Tenha em conta que este é um material de longo uso, logo, quanto mais durável, menos gastos de dinheiro e tempo você terá para ficar refazendo as fichas.

E, mais, se você é desses pais talentosos para desenhar e criar materiais para os filhos, pode arriscar fazer você mesmo as fichas em chapa de madeira ou em papelão.

E também cartas de atributos lógicos com algumas sugestões de combinações:

cartas de atributos logicos para imprimir

Onde comprar os blocos lógicos

Antes de que você nos escreva perguntando onde comprar os blocos lógicos, deixo a indicação de algumas possibilidades que há na Amazon. Sobre se comprar de madeira, de plástico ou de eva, nossa preferência será sempre pela madeira. Isso porque é ecológico, mais interessante ao tato e mais durável também.

Brinquedo Pedagógico Madeira Blocos Lógicos 48 Peças Carlu
  • Brinquedo pedagógico madeira blocos lógicos 48 peças
  • Marca: Carlu
  • Crianças de até 7 anos

Livros de atividades com blocos lógicos

E, por fim, ainda deixo para vocês indicação do livro Blocos lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio, de Ursula Marianne Simons. Trata-se de uma edição que traz uma série de propostas de atividades lúdicas e criativas para fazer com os blocos lógicos.

Sale
Blocos lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio
  • Simons, Ursula Marianne (Author)
  • 216 Pages - 01/01/2011 (Publication Date) - Editora Vozes (Publisher)

Com certeza, ampliaremos muito as atividades que foram aqui descritas, bem como com novas que realizaremos.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *