As barras vermelhas e azuis Montessori é um material que inicia as crianças nos primeiros dez números de uma forma natural e intuitiva. É uma forma excelente para ajudar que compreendam as matemáticas dede muito pequenas.

O que são as barras vermelhas e azuis?

As barras vermelhas ou azuis Montessori, também conhecidas como barras numéricas ou listões vermelhos e azuis, são um material da área de matemática que ajuda as crianças a interiorizarem os primeiros dez números. Está compreendido por um conjunto de 10 barras de madeira que alternam ambas as cores.

A barra mais curta representa o número 1 e tem apenas uma franja de cor vermelha. A segunda barra mais curta é o número 2, e se alternam o vermelho e o azul. A cada nova unidade as duas cores vão sendo alternadas.

Tradicionalmente, os tamanhos da barra vão desde os 10 cm para o número 1 até o metro para o número 10. Também é possível encontrar a versão mini, cuja barra mais larga mede 50 cm.

Barras vermelhas e azuis Montessori

Sabemos o quanto o material montessoriano é caro e não temos porque comprar tudo. Embora, somos da opinião de que poder ter o contato real com o material tradicional é a melhor experiência para a criança. Ainda assim, quando isso é impossível, podemos nos aproveitar da ideia para proporcionar-lhe a compreensão do conceito a partir da produção de material próprio.

Nós disponibilizamos, nesta publicação, uma versão impressa. Da primeira vez fiz bem básico: imprimir e encapar com papel contact. Foi bem produtivo. Mais adiante, voltei a confeccionar o mesmo usando um papel mais grosso para facilitar a manipulação do material.

Para que servem?

As barras numéricas montessorianas são ideais para:

  • Ajudar a memorizar a sequência de números do 1 ao 10.
  • Aprender os nomes dos primeiros números, base do sistema decimal.
  • Conseguir uma melhor experiência das qualidades dos números.
  • Mostrar, de forma concreta, como cada número pode ser representado por um objeto diferente, cuja largura reflete seu significado.

Apresentação das barras Montessori

Tenhamos em conta que vamos trabalhar com o material impresso. Ainda que você depois use uma base de papelão, não é o mesmo que contar com barras numéricas que cheguem a 1 m ou a 50 cm. Dessa forma, para a apresentação, a criança pode utilizar sua mesa de trabalho e as barras vermelhas e azuis.

  1. Convide a criança a conhecer um novo material.
  2. Sobre a mesa, coloque as barras numéricas de forma aleatória.
  3. Selecione a barra mais curta (número 1). Coloque diante da criança.
  4. Depois, faça o mesmo com o número 2 e coloque à continuação da barra do número 1. Continue de igual forma com o resto dos números.
  5. Finalmente, a criança apreciará que todas as barras estão ordenadas da de menor à de maior largura.
  6. Volte a misturar as barras aleatoriamente para que a criança tente o mesmo exercício por si mesma.

Não corrija a criança enquanto está trabalhando. Unicamente, ajude-o quando o solicitar.

Barras numéricas

Barras numéricas vermelhas e azuis

Depois, você pode fazer a apresentação de novo nomeando cada uma das barras. Pegue a barra menor e diga: “Este é o um”. E assim até o 10.

Números e barras vermelhas e azuis Montessori

Outra possibilidade de uso das barras vermelhas e azuis é a introdução à soma.

Atividade com barras vermelhas e azuis Atividade de somar barras vermelhas e azuis

Barras vermelhas e azuis Montessori para imprimir

Compartilho com vocês o arquivo com as barras numéricas para imprimir. Clique no link abaixo:

Ou sobre a imagem para imprimir o material:

Barras vermelhas e azuis Montessori para imprimir

Motivo vocês a trabalharem este material montessoriano, ainda que seja desta forma!

Espero que tenham gostado desta publicação. Compartilhe com mais amigos para que outros pais e professores possam trabalhar essas atividades de matemática com as crianças!

Author

Deixe Uma Resposta