O material Montessori foi desenhado cientificamente para um contexto experimental dentro da sala de aula, tendo em conta os interesses das crianças e sua etapa evolutiva. Logo, os materiais Montessori não são brinquedos. Mais bem, se trata de ferramentas para desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato da criança.

Características do material Montessori

  • Manipulativos: as crianças aprendem através de suas mãos.
  • Sensoriais: aprendem através dos sentidos e da experimentação.
  • Lúdicos: se divertem enquanto aprendem.
  • Repetitivos: aprendem à base de repetir constantemente.
  • Motor de aprendizagem: fundamental no método Montessori.
  • Tem em conta as necessidades da criança no momento.
  • Limpos e em bom estado.
  • Só há 1, não há 2 iguais, logo as crianças aprendem a esperar seu turno
  • Progressivos: permitem realizar exercícios gradualmente até a maior dificuldade.
  • Elementos naturais como metal, madeira, vidro…

Como se classificam os materiais Montessori?

Os materiais Montessori podem ser divididos tal como as áreas do método: vida prática, sensorial, linguagem, matemática e educação cósmica.

material montessori vida pratica
Guarda-roupa na altura da criança

1. Materiais de vida prática

São aquelas próprias da vida prática: organizar, vestir-se, desvestir-se, regar plantas, varrer, etc. Os materiais utilizados são aqueles que possibilitam à criança realizar atividades práticas de seu dia a dia. O objetivo é desenvolver capacidades físicas e mentais nas crianças, além de aumentar a independência e autonomia nelas.

material montessori sensorial
Caixa de permanência

2. Material sensorial

Os materiais sensoriais se dividem segundo os sentidos: sentido da vista, do olfato, da audição, do tato e do paladar. O objetivo é desenvolver e aumentar o potencial dos cinco sentidos da criança.

Alguns materiais educativos criados por Maria Montessori que são sensoriais:

material montessori linguagem
Escrever na areia

3. Materiais de linguagem

Os materiais de linguagem estão destinados à aprendizagem da lecto-escritura. Por exemplo estão as letras de lixa. Também estão os contos e o jogo simbólico através das marionetes.

material montessori matematica
Aprendiendo a calcular

4. Materiais para matemática

O objetivo dos materiais para matemática é o aprendizado dos conceitos matemáticos, tornando-os mais fáceis de serem assimilados pelas crianças.

Alguns exemplos de material Montessori:

  • ábaco
  • listões vermelhos
  • jogos de mesa
  • cartões de números
material montessori educacao cosmica
Globo terrestre

5. Materiais de Educação Cósmica

Dentro da Educação Cósmica estão atividades destinadas ao aprendizado da geografia, história, arte, biologia, botânica e música. Alguns exemplos:

  • globo terrestre (geografia)
  • puzzles (artes)
  • horta (botânica)
  • experimentos (ciência)
  • contos sobre o tema aprendido

Como apresentar o material Montessori?

Os materiais Montessori não se deixam à disposição da criança para que faça com eles o que quiser, mas sim se apresenta à criança dependendo do período sensível em que se encontre.

A apresentação adequada do material é um dos benefícios do método, já que, sem ela, a criança pode não aprender como fazê-lo ou cair em qualquer erro sem dar-se conta.

Etapas da apresentação:

  1. A criança escolhe na estante o material.
  2. O material é colocado sobre um tapete, de preferência branco, onde desenvolverá a atividade.
  3. O guia apresenta o material.
  4. A criança utiliza o material, repetindo o padrão.
  5. Ao terminar, deve devolvê-lo ao lugar onde o encontrou.

Para a melhor eficácia do uso do material, tenha em conta dispor de uma mesa à altura da criança, bandejas de madeira para colocar o material, tapetes, caixas de madeira… tudo o mais natural possível.

Que material Montessori comprar para meu filho?

Antes de se decidir comprar qualquer material Montessori, o melhor é conhecer o método em profundidade, já que não estamos falando de meros brinquedos, mas de ferramentas de aprendizagem.

Também não é necessário investir uma grande quantidade de dinheiro em materiais. Costumam ser caros. No caso de não comprá-los, certifique-se de oferecer atividades alternativas, de inspiração Montessori que possa substituir o material específico.

No artigo 8 conselhos básicos para comprar material Montessori, você encontra dicas interessantes para ter em conta na hora de adquirir qualquer material para seu filho.

Em nosso blog você encontra sugestões de materiais Montessori para fazer em casa com materiais recicláveis. Acesse DIY Montessori.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Author

3 Comments

  1. Queria uma opinião sobre um caso de uma escola que visitei. A escola se diz adotar o método montesori, não é afiliada a ABEM e nem a OMB. Na listad e materiais ela pede 3 materiais montesorianos! Não é estranho…se a escola é montessoriana, entendo eu que seria esperado que deveria ter os instrumentos de trabalho, no caso as ferramentas montessori. Me parece muito estranho dlegar aos pais a compra de 3 materiais montessorianos, sendo que numa lista tinha torre roisa e escxada marrom e material de pareamento…coisas caríssimas.

    • Karina Reply

      Olá Graziela,

      Vemos que não é correto solicitar aos pais a compra dos materiais montessori. Suponho que a escola tenha intenção de, com isso, conseguir os recursos necessários para oferecer o melhor para as crianças. Você pode questionar com a escola e entrar em contato com a OMB e a ABEM para se informar o que fazer nesses casos.

      A escola da Laura também não é Montessori, mas aplica o método. Muitos dos materiais são doados pelos próprios familiares. No entanto, como dito é uma doação. Não é uma obrigação doar.

      Informe-se melhor para saber até que ponto está obrigada a fornecer esse material à escola ou não. Boa sorte!

  2. Pingback: Caixa de fusos Montessori - O que é e como fazer uma

Deixe Uma Resposta