É com muita emoção e entusiasmo que apresentamos a vocês a caixa de números e quantidades, um recurso didáticos que nós criamos para trabalhar matemática na Educação Infantil. Esse material foi criado por nós para atender as necessidades da pequena de casa. Queremos compartilhar com vocês porque pode ser algo útil a muitas outras crianças. 

Como surge a caixa de números e quantidades?

A caixa de números e quantidades é um recurso didático que criamos para ensinar Laura a relacionar os números e quantidades. Buscávamos sempre atividades que fossem manipulativas e que pudessem ajudar a afiançar o conceito de quantidade ao mesmo tempo em que se familiarizava com as grafias dos números. 

Na maioria das vezes, encontro fichas ou cartões para relacionar os números com a quantidade correspondente. Várias delas até legais, já que convidam a criança a contar com blocos de construção e outros elementos. No entanto, sempre sentia que não era exatamente o que buscava. Queria algum material que congregasse o conceito de quantidade e a relação com sua grafia correspondente. 

Trabalhando tanto com a caixa de sons Montessori, no campo da linguagem, e observando a maravilha desse material, estive pensando como algo similar poderia ajudar nossa pequena a aprender matemática. É assim como surge a caixa de números e quantidades. E, sendo muito sincera, foi um acerto.

O que é a caixa de números e quantidades?

A caixa de números e quantidades é um material muito útil para as primeiras atividades e relacionar a quantidade à sua grafia numérica correspondente. 

recurso didatico numeros e quantidades para educacao infantil

A partir de que idade pode ser trabalhada?

Podemos trabalhar a caixa de números e quantidades a partir dos dois anos e meio ou três. Tudo dependerá do grau de maturidade da criança. 

O fato de que seja capaz de contar, oralmente, os números de 1 ao 30 ou mais, não significa que a criança tenha bem integrado o conceito de quantidade. Além disso, não é simples contar uma quantidade de objetos e identificar sua grafia corretamente. 

Você já terá visto como uma criança pode contar, corretamente, a existência de 8 bolinhas e indicar corretamente o número 8 (oito). No entanto, no mesmo dia ou dias depois, pode contar 8 bolinhas e indicar o o número 7. 

Outro exemplo, é contar números e acabar saltando algum. Há 8 bolas, mas a criança conta 7 porque saltou alguma delas. Tudo isso é normal e faz parte do processo de aprendizado. 

A criança, realmente, integra o conceito quando é capaz de contar sem saltar objetos. Ou de parar a contagem e seguir do ponto que parou. Ou, ainda, atribuir o número corretamente. Para isso é preciso muito trabalhado. Consegui-lo é a chave para aprender matemática de uma maneira divertida.

Como fazer uma caixa de números e quantidades?

O material em questão é uma caixa com várias gavetas. Cada uma delas indica um número que corresponderá à sua quantidade. Dentro de cada gaveta, colocamos a quantidade exata de miniaturas de objetos. Se não tiver miniaturas, podemos fazer nossos materiais com coisas que temos em casa. Mais adiante dou algumas ideias. 

Nossa caixa vai do número 0 ao 15. Optei por comprar duas caixas pequenas. Mas, obviamente, você pode comprar caixas maiores, com mais quantidades de gavetas. Particularmente, acredito que é um material para trabalhar até o número 20. Certamente, mais adiante, incorporaremos uma caixinha mais para completar a sequência numérica. 

Nossa caixa é de plástico, com 8 gavetas. Comprei em uma loja de artigos para casa. 

Que tipo de materiais posso utilizar?

Podemos utilizar objetos pequenos que tenhamos em casa. Algumas dicas:

  • pompons
  • fichas de jogos
  • papel crepom
  • bolinhas de gude
  • grãos (feijão, grão-de-bico, milho…)

Outra opção é produzir o próprio material. No final desta publicação, deixo alguns materiais para imprimir.

Como apresentar o material para a criança?

Antes de fazer qualquer proposta de atividade, a criança precisa entender para que serve o material. Então, o primeiro que devemos fazer é apresenta-lo. 

Sobre um tapete de trabalho, coloque a caixa de números e quantidades. Ao lado, uma cestinha com diferentes objetos em quantidades que variam de 1 a 5. Por exemplo, 1 pluma, 2 pregadores, 3 pedras, 4 conchas, 5 bolinhas de gude. Todos esses elementos devem estar misturados. 

caixa de numeros e quantidades para trabalhar matematica

A criança coloca os objetos e os organizas segundo suas similaridades.

atividade de classificar por quantidades

A partir daí, começa a classifica-los segundo sua quantidade. Por exemplo, deve contar quantas pedras há. Ao averiguar a quantidade, guardar as peças na gaveta com o número correspondente.

atividade de matematica numeros e quantidades

atividade de matematica com numeros e quantidades

Atividades para fazer com a caixa de números e quantidades

Se você opta por trabalhar com este material, sugiro que comece de forma gradativa. Em outras palavras: trabalhe os números de 1 a 3. Depois de 1 a 5. Acrescente o conceito de 0. Passe aos números de 1 a 10. Depois até o 15 ou o 20, dependendo da extensão da sua caixa de números.

Como começamos a trabalhar a partir dos 4 anos, Laura já tinha alguns conceitos aprendidos, no entanto, demonstrava dificuldade em relacionar a quantidade e sua grafia correspondente. Por vezes conseguia e, em outras, não. Desde que passamos a trabalhar com a caixa de números e quantidades, observamos seu progresso e como já é capaz de contar até o 15 adequadamente.

Vamos lá, então! Tome nota de algumas de nossas sugestões de atividades para trabalhar a caixa de números e quantidades. 

Relacionar números e quantidades

Após classificar os objetos, relacionar a quantidade com os números. Antes de guarda-los na gaveta correspondente, utilizamos os números de lixa Montessori.

relacionar numeros e quantidades

Atividade com escada de contas Montessori

A escada de contas é um material montessoriano para aprender a contar os números do 1 ao 9. Podemos utiliza-lo para trabalhar a contagem e relaciona-lo a seu número.

caixa de numeros e quantidades com escada de contas montessori

Se você não tem o material montessoriano, pode optar por fazer em casa. Eu usei miçangas douradas para fazer. Optei por fazer uma escada do 1 ao 15. Na imagem abaixo, há até o número 13 porque ficou curto e me faltaram peças para completar. Assim que estiver tudo pronto, já lhes mostrarei.

escada de contas montessori numeros e quantidadesNúmeros e quantidades com palitos

Usando palitos, recriamos a caixa de fusos Montessori. Uma caixinha com palitos. A ideia é agrupa-los segundo a quantidade e coloca-los em cada caixinha. Para agrupa-los, usamos elástico. 

numeros-e-quantidades-com-palitos-01

numeros e quantidades com palitos

Outra possibilidade é inverter as quantidades de palitos dentro das gavetas e pedir à criança que averigue se todos estão postos bem e reorganize aqueles que não estão bem, colocando-os na gaveta correta. 

relacionar quantidade e numero na educacao infantil

Sequência numérica com strass

Aproveitamos uma cartela de strass adesivos para criar uma sequência numérica com palitos de picolé. Ideal para que a criança perceba como a cada número, se soma uma nova peça. Posteriormente, a criança relaciona o palito à sua quantidade. 

Também teria ficado legal um palito liso para representar o número zero.

numeros e quantidade de palitos de picole 01 numeros e quantidade de palitos de picole 02

Relacionar números e quantidades com pompons

Outra possibilidade, é usar pompons para trabalhar os números. Ao escolher dois tons, branco e preto, também podemos aproveitar para introduzir o conceito de par e impar, já que a criança observa como os números em preto sempre tem u único pompom na última fila, enquanto os brancos tem a fila completa.

caixa de numeros e quantidades com pompons

Atividades com a caixa de números e quantidades para imprimir

Aproveitando a chegada da Páscoa, fizemos cartões com quantidades de ovos e cartões com cenouras enumeradas. 

Números e quantidades para imprimir

Primeiro, Laura colocou em ordem o cartões com os ovos de Páscoa. 

atividade de numeros e quantidades para a pascoa

A seguir, relacionou com as cenouras. 

atividade de relacionar quantidade e numeros

Quando tinha alguma dificuldade, fazia o pareamento com os números na caixa. Por fim, guardou os cartões em suas gavetas correspondentes.

numeros e quantidades educacao infantil

Para imprimir:

Números por extenso

Para as crianças que já sabem ler, outra possibilidade é relacionar grafia numérica a seu número por extenso. Para isso, deixo 

Author

Deixe Uma Resposta