criar com cinco objetos 04

O que você é capaz de criar com cinco objetos? Pense bem! Então, essa é uma das brincadeiras mais divertidas que sempre fazemos aqui em casa. Recolha cinco objetos que tiver em casa. Coloque-os em uma cesta ou uma bolsinha e convide a criança a criar. 

Tenha em conta que, nas primeiras vezes, pode ser que crie algo que não parecerá realístico para você. No entanto, ressalte o processo criativo. A criança trabalha a concentração, a observação, a percepção visual e espacial, a coordenação motora fina, a habilidade lógico-matemática. Mas, sobretudo, trabalha a criatividade e a imaginação. Os objetos escolhidos devem ser variados, que desafiam a criança a encontrar uma lógica para transformá-los em algo único. 

Essa brincadeira divertida trabalha a linguagem, a matemática, as artes, a ciência… Enfim, é multidisciplinar. A criança nomeia o que criou e aponta suas características. Ela levanta hipóteses lógicas, já que tenta encaixar ou equilibrar peças. Cria autênticas peças artísticas. Pode experimentar com os materiais… 

Outro ponto relevante desta proposta é criar com cinco objetos que nada mais são do que materiais não estruturados. Convido vocês a lerem uma entrevista super interessante sobre a importância de oferecer o jogo não estruturado para a criança:

Criar com cinco objetos

Apresento a vocês o que Laura já foi capaz de criar com cinco objetos!

Torre

É fato! Uma das primeiras construções que realiza a criança é empilhar objetos, ou seja, fazer uma torre. Quando oferecemos esta atividade à Laura, o primeiro que fez, foi construir uma torre. O curioso aqui é que, tratando-se de objetos não estruturados com formas bem diferentes, ela foi desafiada a conseguir equilibrar as peças para criar sua torre. 

criar com cinco objetos 01

criar com cinco objetos 02

Borboleta na flor

Aqui uma bolsa com cinco elementos, sendo quatro deles tesouros da natureza recém trazidos para casa. A eles uni uma borboleta em miniatura. A criação não é bem o que nós adultos poderíamos esperar, mas, visualmente é uma maravilha de construção artística.

criar com cinco objetos 03

criar com cinco objetos 04

Fundo do mar

Aqui a ideia era que ela criasse um minimundo, já que os cinco objetos escolhidos já sinalizavam o caminho da criação. Ao ser uma atividade que a criança trabalha em silêncio e controla o próprio jogo, o interessante é como Laura deixa de fora a concha. Segundo ela, a concha está na areia, onde ela a havia encontrado. O arroz azul representava o mar que estava na panelinha. Logo, não havia ali espaço para a concha. Muito legal ver o raciocínio lógico da criança e como coloca suas vivências de mundo a serviço do brincar.

criar com cinco objetos 05

criar com cinco objetos 06

Pedras

Dentro de uma bolsinha havia 5 pedras que Laura havia trazido para casa. Um super desafio. Ela tentou diferentes possibilidades de encaixe e de uso para as pedras. Chegar à torre não foi fácil. Mas ela se sentiu realizada quando conseguiu.  

criar com cinco objetos 07

Deixo duas imagens mais de suas tentativas. Essas cinco pedras lhe ensinaram muito sobre as formas irregulares das pedras, seus diferentes tamanhos, o controle da força para poder equilibrar uma sobre a outra…

criar com cinco objetos 08

criar com cinco objetos 09

Então, você se anima! Convide as crianças para um momento de muita diversão. 

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Pinheiro de Natal criativo e original

Que formas geométricas podemos criar com galhos?

Jogo de tabuleiro Ludo: o que é, regras e benefícios para a mente infantil

Atividade de seriação com blocos lógicos -Serpente colorida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *