Transformar o espaço social em suporte para escrever as letras usando o próprio corpo. Quando a criança está no período sensível da escrita, tende a ver letras por todos os lados. Em outras palavras, sempre estiveram ali, mas a criança não as via. De repente afloram e parecem saltar diante de seus olhos.

Por aqui, há algum tempo Laura vem demonstrando interesse pelas letras. Cada vez mais está atenta aos sons das letras, ao jogo de palavras, às formas das letras. Outro dia observei como começou a traçar, por si mesma, o nome MOTO escrito no chão. Ainda, como dizia os sons de cada uma das letras.

10 melhores Atividades de alfabetização para aprender a ler e escrever

Escrever as letras com o corpo

Tendemos a acreditar que a criança deve desenvolver apenas os dedos das mãos para a escrita. Esse é um engano. O corpo também trabalha para a compreensão das formas das letras. Quando Laura traça as letras no chão, se da conta de sua forma e dos movimentos que sua mãozinha fará para escreve-las.

Percebe como as letras estão lado a lado. Percebe a direção que adotamos para a escrita: da esquerda para a direita. Ela traçou a palavra três vezes e em todas fez da esquerda para a direita. Ao terminar a palavra, fazia o contorno para voltar à letra M e recomeçar.

escrever as letras 01

Também se da conta de como as letras e as palavras fazem parte de seu entorno e são utilizadas para a comunicação entre as pessoas que habitam aquela comunidade. Tudo isso é muito interessante de se ver e se observar.

Essa atividade surgiu da própria Laura, mas também podemos convidar sua criança a brincar. Depois disso, já traçamos letras e palavras no chão, usando um giz, para que pudesse escrever com o corpo.

Fazer as letras do alfabeto com o corpo

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta