A mesa de luz é um recurso educativo que pertence ao enfoque Reggio Emilia, uma pedagogia conhecida mundialmente por colocar a criança como protagonista do aprendizado. Segundo essa filosofia, a criança é capaz de criar seu próprio conhecimento movido por sua curiosidade, motivação e imaginação. Adultos e o espaço favorecem o processo de aprendizagem. Os adultos são acompanhantes da criança e, quando interagem com ela, agregam valor ao aprendido. O espaço está desenhado e organizado com beleza estética. Cada coisa está em seu lugar e tem seu propósito.

O espaço está cheio de provocações, ou seja, materiais cujo objetivo é chamar a atenção da criança para que os experimente e tire suas próprias conclusões. Uma dessas provocações seria a mesa de luz e seus acessórios. A superfície luminosa consegue atrair a atenção da criança, mantendo-a com um alto nível de concentração. Manipulando os recursos disponíveis para trabalho com a mesa de luz, a criança vai construindo o conhecimento.

Em casa não temos uma mesa de luz. Optamos por uma caixa de luz, essas tipo lightbox. É pequena mas serve para exploração das cores. Na verdade, Laura ainda é pequena e não tem maturidade para desenvolver as atividades propostas para a mesa de luz. Basicamente, usamos a caixa de luz para reconhecer cores e observar como a junção de duas delas podem formar outra cor.

Benefícios de usar a mesa de luz

  • Aumenta a curiosidade das crianças.
  • Fomenta a observação, a atenção e o aprendizado
  • Favorece a atenção e a concentração nas atividades.
  • Favorece o jogo livre a imaginação.
  • Desenvolve a coordenação motora fina.
  • Proporciona relaxamento e diversão
  • Favorece o aprendizado acadêmico
  • Possibilita uma experimentação cromática.

Materiais para a mesa de luz

Hoje em dia há uma grande variedade de materiais translúcidos que podem ser usados para realizar atividades na mesa de luz. Dentre eles estão os discos metálicos, o abecedário, os números de cores, bonecos de família de silicone, círculos sensoriais de silicone, blocos acrílicos de cores, magformes, observação de radiografias, lectoescritura em areia ou sal, teatro de sombras, caras das emoções, atividades temáticas…

Enfim, há uma gama muito grande de atividades que podem ser realizadas na mesa de luz. Por enquanto não investimos em nenhum acessório. Deixaremos mais para frente. Por enquanto, uso papel celofane e outros materiais translúcidos. Dentre os brinquedos de Laura, também usamos na caixa de luz os blocos sensoriais translúcidos e os blocos magnéticos.

Veja alguns exemplos de atividades na mesa de luz para realizar com as crianças.

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

8 Comentários

  1. Pingback: Estágio da visão nos bebês e atividades para estimular os sentidos - Juntos pela Visão Infantil

    • Karina Responder

      A maioria dos materiais translúcidos comprei em lojas de artigos baratos, de produtos chineses. Também em lojas de artigos de festas. É preciso que, quando for às lojas, vá com um olhar translúcido. Busque carreteis, copinhos, pratinhos, espetinhos… tudo o que possa ser aproveitado. Também pode fazer vários materiais usando pasta para arquivos translúcidos. No blog vou postar os vários materiais que compramos e fizemos para que sirva de inspiração 😉

    • Conheço a MKM CRIAÇÕES no Rio de Janeiro. Você pode fazer contato por zap (21)99637-4948

  2. Fiz um com uma bacia ( caixa plastica com tampa), vedada com papel aluminio e dentro coloquei luzinhas de natal…

    • Karina Responder

      Oi Magda, super válida sua ideia. Estive em uma oficina de mesa de luz e nos comentaram que as luzinhas de Natal não são adequadas para a mesa de luz, por interferir, diretamente, na visão dos pequenos. E, no lugar do alumínio, o melhor é a fita aluminizada que podemos encontrar baratinha em qualquer loja de produtos chineses. No dia 1 de maio, vai sair um post na nossa web com o passo a passo para fazer a mesa de luz. Super fácil e sai bem barato. Eu mesma usava com Laura uma lightbox tamanho A4. Agora que temos uma normal e adequada, notamos muito a diferença.

  3. Adorei as dicas. Também tenho uma filha de 2 anos e cheia de curiosidades.Como você fez a mesa de luz?

    • Karina Responder

      A mesa de luz é uma light box tamanho A4. Mas, em abril, vou à uma oficina aprender a fazer uma caixa de luz e, depois, postarei um passo a passo aqui para que vocês possam fazer também e ter em casa! 😉

Deixe Uma Resposta