Educação Emocional

Saber o que sentimos nos faz ser autênticos

ser autenticos

Uma das chaves para encontrar a felicidade e a paz interior é saber reconhecer nossas emoções. Isso nos permitirá ser autênticos e fiéis a nós mesmos. Dai que seja muito importante, desde pequenos, aprender a nós expressarmos e a manejar e controlar nossas emoções.

Como seres humanos, expressamos a todo o tempo nossas emoções. No entanto, muitas vezes, por não saber como lidar, tendemos a reprimi-las, não deixando que fluam naturalmente. Não vivencia-las corretamente produzem em nós feridas que marcam por toda a vida. Dessa forma, não apenas devemos demonstrar a alegria, mas também vivenciar nossas frustrações, medos e vergonhas.

Trabalhar as emoções em nossa vida nos liberará de problemas e inquietudes que, no futuro, poderão ocasionar-nos problemas.

Podemos aprender que chorar não é ruim, pois faz parte do processo de externar a raiva, a ira ou a tristeza. Igualmente, aprendemos que ser feliz é muito bom, mas nem sempre pode ser assim. Ter vergonha é algo normal, mas essa não pode ser o dominante em nossas vidas ou decisões.

E como conseguir ser autênticos?

Nós pais somos responsáveis por favorecer esse aprendizado a nossos filhos. Podemos ajudá-los a identificar suas emoções, dando os nomes a cada uma delas. Também podemos mostrar-lhes como manejar e controla-las adequadamente, para que possa aprender das vivências positivas e negativas.

Posts relacionados

Cartões de três partes sobre emoções e sentimentos

Jogo Monstro das Cores para brincar com as emoções

As coisas que eu amo...

Não é necessário acrescentar frustrações artificiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *